quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Para Lucrar na Bolsa é Preciso Nadar Contra a Maré (Comportamento Anticíclico)


Um dos principais gatilhos mentais a qual estamos sujeitos, inconscientemente, em nossas vidas chama-se "prova social". Ao tomarmos uma decisão, buscamos a confirmação se outras pessoas estão tomando a mesma decisão, afinal, quanto mais gente seguindo em um determinado caminho, maior a tendência de esse ser o caminho certo. Isso acontece no nosso inconsciente.

É por isso que se estamos num lugar desconhecido e queremos tomar um café, por não termos parâmetros anteriores para nos ajudar e por "praticidade mental", simplesmente optamos pela cafeteria que está mais lotada, já que se tem muita gente lá, quer dizer que o café deve ser muito bom. O mesmo acontece com a compra do frango assado pro almoço, perto da minha casa tem pelo menos uns 10 lugares que vendem frango, mas eu sempre tendo a achar que aquele que tem a maior fila é o melhor.

Porém, quando se trata de investimento em ações esse comportamento pode mais atrapalhar do que ajudar. Isso porque as grandes oportunidades na bolsa geralmente estão nos momentos anticíclicos, ou seja, quando todo mundo está dizendo que o Brasil vai quebrar, que o país não presta, que é melhor investir no exterior, etc. Vivemos um momento como esses há poucos meses e eu até escrevi um post afirmando que se alguém não acredita no Brasil, é melhor não investir na bolsa.

O mercado de capitais é um jogo de soma zero, para alguém ganhar, outro vai perder. É por isso que os grandes investidores tem no comportamento frio e racional o maior diferencial para sobreviver e se manter no lucro na bolsa de valores. Enquanto muitos vendem no pânico, os bons investidores aproveitam as oportunidades.

"Nossa minhas ações caíram 5%, vou vender pra não perder tudo!"


Falar é fácil, porém a grande massa de investidores só se sente confiante de investir em uma ação em, basicamente, duas hipóteses: ou se a ação está se valorizando ou se algum especialista/analista indicou a compra.

A primeira hipótese é falha uma vez que, no curto prazo, as ações podem oscilar sem necessariamente acompanhar uma visão de longo prazo dos fundamentos da empresa. Dois trimestres ruins podem derrubar a cotação de uma companhia, porém isso não significa muita coisa se estamos pensando em investimento para 10 anos ou mais.

A segunda hipótese também é falha uma vez que os analistas, embora possam ajudar a entender o mercado e até indicar algumas boas escolhas, tendem a optar pelo caminho da segurança, por indicar papéis que sejam bons para os investidores mas que, principalmente, não os comprometa (tem casa de análise boa apanhando até hoje por indicar Smiles, Multiplus e Wis). Isso quando não se trata de corretoras ou assessores de investimentos que só querem que o investidor gire patrimônio para pagar taxas de corretagem.

É como disse Warren Buffet: "Seja medroso quando os outros são gananciosos e seja ganancioso quando os outros estão com medo".

Abraços,

Senhor Ministro

P.S: tem sentido comparar Cielo com Forja Taurus? Sim, tem gente fazendo isso...

15 comentários:

  1. Eu concordo com tudo, menos com a afirmação que o mercado de capitais é um jogo de soma zero. Não é. Não é necessário alguém perder pra alguém ganhar.
    Poker é um jogo de soma zero. Pra alguém ganhar alguém tem que perder.
    Mercado de capitais não é assim. Se fosse assim a bolsa oscilaria mas sempre voltaria ao mesmo patamar. E não é assim que funciona.
    Se eu compro AÇAO3 a 10 reais e te vendo a 15, eu ganhei. Se você comprou de mim a 15, voce perdeu? Não, se você vender a 20.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Vira Lata!

      De fato não é uma soma zero "pura", em que pra um ganhar 100 outro terá que perder 100. Mas se um indivíduo ganhou 50% numa operação, isso quer dizer que outra pessoa "perdeu" essa oportunidade, pois sempre há uma ponta compradora para cada ponta vendedora.

      Meio louco kkk mas, de fato, quando se fala de mercado de capitais o que tem de dinheiro "fictício" circulando é infinitas vezes superior ao "dinheiro real", então até que um fato atípico tire a liquidez do mercado, tem espaço pra todo mundo ganhar.

      Excluir
  2. Fala Ministro!

    Já estão comparando Cielo com Forja Taurus? Haha, são empresas idênticas do ponto de vista financeiro ;)

    Sobre o mercado ser soma zero, também penso como o Vira Lata.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra você ver né Inglês, muita gente que se diz investidor de longo prazo está avaliando a Cielo sob a perspectiva da cotação, é nessa hora que a gente vê quem tem estômago mesmo!

      Abraço!

      Excluir
    2. Cielo com FTJA? Pela fé ! rsrsrsr

      Excluir
  3. De acordo! Tem um video do bastter sobre o assunto: não da pra ir contra a manada senão seremos atropelados, o segredo é se afastar dela! Embora se afastar não é garantia de vitoria, fazer parte dela é garantia de derrota.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante Sagaz!

      É bem isso mesmo, temos que fazer uma constante autorreflexão se não estamos sendo impelidos a agir pela manada ou por convicção própria.

      Se afastar da manada é sempre uma boa opção quando se trata de renda variável!

      Abraço!

      Excluir
  4. Olá Sr. Ministro. Saudações!

    Se tivesse aplicado essa regra, que por sinal já era minha conhecida, a de agir de forma inversa, tinha ganhado uns bons trocados no dia depois das eleições. Aprender a agir dessa maneira é aproveitar as tão aguardadas oportunidades da bolsa.

    Um forte abraço e parabéns por estar posicionado em 23º no ranking so sou Poupador dos blogs sobre finanças pessoais. Se quiser conferir, aqui vai o endereço: https://www.soupoupador.com.br/2018/11/34-ranking-dos-blogs-sobre-financas-pessoais-2018.html
    Apareça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Poupador!

      Pois é, falar é fácil mas quando tá tudo despencando, aja sangue frio! Mas a experiência vai deixando a gente mais calejado para esses momentos.

      Curti esse ranking hehe, no do Uó acho que estou em 79º, nesse estou em 23º, bom demais hehe.

      Vou te add no blogroll, abraço!

      Excluir
  5. Sr. Ministro, o Senhor tem razão, precisamos ser racionais com as cifras. Tudo na vida são experiências, pois assim sendo, que bom que elas são imprevisíveis!

    Mais uma vez parabéns pela classificação.

    Parceria fechada. Seja bem-vindo ao BlogRoll do Sou Poupador.

    ResponderExcluir
  6. Sobre ciel3, quem tá soltando a franga é o famoso analista fundamentalista de cotação. Se subir, os fundamentos são bons (mesmo de uma taurus da vida), se cair, vai falir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso, muita gente saindo armário rs

      Só o tempo dirá quem estava certo!

      Abraço!

      Excluir
  7. se você está em dificuldades financeiras ou tem dificuldade para quitar todas as suas contas ou está com grandes dívidas por causa de golpistas, agora é a hora de acabar com todos esses acontecimentos em sua vida, queremos apresentar a você um verdadeiro E esquema de negociação futuro bitcoin legítimo com menor risco de perder, você pode ganhar 700% de lucro de seus fundos investidos semanalmente e o lucro é 100% garantido, por exemplo, você investe 500 USD, somos capazes de ganhar 3500 USD para você em 7 dias

    Os espectadores interessados devem contactar-nos via whats-app: +27633586789 ou email: wilsontradeszone@gmail.com
    para começar

    ResponderExcluir