sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Onde a Blogosfera de Finanças se Perdeu?

Eu estou assumindo aqui o enorme risco de ser injusto, afinal já tem bastante tempo que não acompanho com assiduidade a blogosfera, mas dando uma zapeada de vez em quando a impressão que eu fico é que a blogosfera perdeu sua identidade.

Se você pensar, identidade é algo complexo, que dificilmente se cria da noite pro dia e que, na maioria das vezes, surge naturalmente, sendo construída aos poucos.

Eu comecei a frequentar as bandas de cá em 2016 por meio do saudoso Blog do Pobretão, talvez o personagem mais marcante da história da blogosfera e que foi a porta de entrada para milhares de outros blogueiros e leitores.

Não sei se estou sendo apenas saudosista, mas olhando pra trás me parece que nessa época a blogosfera tinha muito mais "brilho" eu eu atribuo isso a alguns fatores, mas o principal deles é que naquela época tínhamos GRANDES contadores de história postando com assiduidade como o Pobretão, Viver de Construção, Corey, Seu Madruga, Frugal Simples, etc. Tínhamos também mais conteúdo técnico de qualidade, como os do Soul Surfer.

Minha impressão é que hoje nós não temos mais nenhum storyteller que consiga a retenção que esses acima tiveram, nem temos conteúdo técnico de qualidade, que gere debates enriquecedores.

Tenho visto algumas pessoas dizendo que houve migração para o Youtube e tenho minhas dúvidas. A linguagem do Youtube é outra, o processo de produção de vídeo é muito mais trabalhoso, além disso a manutenção do anonimato no Youtube é mais complicada.

Porém tenho reparado uma boa quantidade de novos perfis no Instagram de pessoas compartilhando suas jornadas de investimento, assim como sempre foi por aqui, mas a pegada não é a mesma. Lá não se cria o senso de comunidade que temos (ou tínhamos aqui). Provavelmente esse pessoal vai desistir com a falta de engajamento. São potenciais grandes bloggers sendo desperdiçados no mainstream das redes sociais, vivendo a ilusão de serem os novos Primos Ricos.

MAS O QUE ESTÁ FALTANDO?

Não sei exatamente, mas acho que está faltando um camisa 9, aquele jogador de referência no time, ou seja, aquele blog que consegue centralizar a comunidade em volta dele, que consegue atrair público externo e introduzir esse público à comunidade e a filosofia que se prega aqui.

Esse papel foi brilhantemente cumprido pelo Pobretão e o saudoso ranking de patrimônio da blogosfera. Não lembro exatamente os valores do ranking mas acho que hoje eu já conseguiria participar da Série A, isso na época era surreal pra mim.

BELEZA MINISTRO, VAI FICAR AÍ SÓ CHORANDO?

Da minha parte vou tentar agregar eventualmente com um conteúdo mais técnico (sem ser maçante) por aqui e trazer uma visão mais madura sobre investimentos. Dando uma zapeada em alguns blogs tenho percebido que pouco tem se abordado questões de análise e seleção de ativos e os que o fazem é de forma bem superficial.

E claro, vou tentar trazer algumas boas histórias também, discussões sobre carreira, concursos, negócios, renda extra, etc. Não tenho como fazer isso com assiduidade e regularidade, mas estarei presente.

Nesse últimos 4 dias tenho lido bastante coisa por aqui e voltando a me conectar com a minha essência quando comecei a investir. Nos últimos anos o meu consumo de conteúdo sobre investimento tem sido focado mais no Instagram e Youtube, principalmente com profissionais do mercado e a vibe é outra, principalmente porque esse pessoal só está compartilhando conteúdo porque esperam vender algo posteriormente.

Quem assistiu às Olimpíadas deve ter reparado nas competições de Skate, onde o pessoal estava ali competindo uns com os outros mas havia um grande senso de camaradagem, onde todo mundo se conhece e se apoia. Diferente de um futebol por exemplo, acabou o jogo é cada um pro seu lado e a competitividade é muito elevada.

A blogosfera é o skate, YT e IG é o futebol.

Mas é isso, não deixemos a blogosfera morrer!

Se alguém tiver sugestões de novos bons blogueiros postando com assiduidade, deixem ai nos comentários para eu atualizar o blogroll (eu nem lembro como faz isso rsrs)

E você que me lê, qual sua visão sobre a Blogosfera de finanças atualmente?

Abraço,

Senhor Ministro

29 comentários:

  1. A resposta está no seu post. A galera está toda no Instagram e Twitter contando suas histórias. Ferramentas essas que praticamente erão desérticas nos tempos de áureos de Blogosfera.

    Afinal, todo mundo hoje usa celular, e por celular é horrivel criar conteúdo em Blog. Isso explica a morte lenta deste recinto.

    Não há oque fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja o caso mesmo.

      Ainda assim, não vejo nessas ferramentas, com todas suas limitações de espaço e caracteres, ambiente adequado para fazer o que fazemos por aqui.

      Mas, de fato, a audiência está nas redes sociais, não tem como fugir e os bloggers que eu acompanhei que tentaram emplacar nas redes maintreans não foram bem sucedidos.

      Sigamos o jogo, até onde der!

      Excluir
  2. Parei de ler em "Instagram"...

    ResponderExcluir
  3. Acho que o grande problema é a monetizacao. Um blog com 25k visitas mensais tira 1.5k usd nos EUA enquanto no Brasil não dá 5 dólares. Português é uma língua morta de merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, se houvesse uma monetização decente os bloggers teriam mais incentivo pra continuar. Eu até hoje tenho pouco mais de U$ 50 doláres no Adsense.

      Excluir
    2. Eu tenho um pouco menos q isso
      Realmente nao ha incentivo

      Excluir
  4. O Além da Poupança fez um post questionando o atual momento da blogsfera, eu havia comentado lá e farei uma análise aqui.
    Conheci a blogsfera em 2012, numa busca no google sobre mundo do trabalho ou algo assim, caí no blog do Pobretão e a partir daí conheci outros blogs.
    Na época o conteúdo sobre investimentos e finanças era bem mais limitado na internet, era quase que exclusivamente técnico e produzido por tradicionais veículos de mídia especializada. A blogsfera era um ambiente à parte: Politicamente incorreto, direto, sem interesses comerciais, sendo assim era um ambiente que favorecia discussões sobre vários assuntos.
    Porém o Youtube cresceu muito, com muita oferta de canais brasileiros tratando também dos mesmos temas que a blogsfera trata/tratava.
    Aí vem o primeiro "problema", creio que não houve renovação de público adequada na blogsfera. Os canais de Youtube atraíram um público quem nem chegou a conhecer esse ambiente.
    Segundo "problema" decadência e fim do blog do Pobretão. O Pobretão era claramente um personagem, ninguém com a vida que o Pobretão dizia levar teria ânimo para escrever dois posts por semana e responder comentários como ele fazia.
    Mesmo sendo um blog muitas vezes ácido e com pegada mais negativa com relação a alguns assuntos, o blog dele era o maior ponto de encontro da blogsfera, era o local onde quase todos os blogueiros se "encontravam", mas o Pobretão se perder, foi querer agradar parte de sua audiência e se perdeu no personagem, começou a ficar repetitivo em alguns momentos e os comentários foram passando a ser majoritariamente vazios e extremistas, alí começa o declínio blogferil.
    Pois apesar dos pesares o blog dele falava sobre tudo e em muitas abordagens até com certo humor. A queda dele conscidiu com o crescimento do Youtube aí já vi.
    Youtube com conteúdo monetizado, conteúdos em alguns casos infantilizados ou blogs secos e diretos? Obviamente a maioria do público escolheria o Youtube e assim vem sendo. Porém o conteúdo do Youtube ao meu ver vem com viás de queda de qualidade, já que é muito baseado em enrolação e enrolação tem limite.
    Após o fim do blog do Pobreta outros blogs fecharam ou diminuíram o ritmo das postagens e se perdeu o Ranking da blogsfera que apensar de desnecessário para alguns era engraçado e ajuda a manter engajamento.
    Terceiro "problema", a maioria dos blogs que vieram a partir de 2016 não tiveram continuidade, foram apenas tentativas temporárias.

    Pra finalizar: A Blogsfera é um ambiente que pode ser considerado de nicho mesmo e isso não é necessariamente ruim é apenas uma característica. A maioria dos blogueiros que tentou ou tenta algo no Youtube dificilmente terá grandes resultados com o mesma pegada daqui. O Youtube atrai bastante público para "enrolões", vendedores de ilusões, quem é mais sóbrio e realista vira mais um na multidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto falam desse blog do pobretão. Odiava. Desleixado, nada profissional e com uma linguagem xula. Daí dá pra ver a qualidade dos leitores da blogosfera. Melhor que acabe mesmo. Gente desse tipo melhor ir assistir a globo.

      Excluir
    2. Mas que o blog foi importante para a blogsfera é inegável.
      Quase todos comentavam lá, participavam do Ranking e outros que comentavam como anônimos acabaram fazendo seus próprios blogs.
      O blog dele foi porta de entrada para parte considerável do público da blogsfera.

      Excluir
    3. Pois é Anon 1, a nova geração não passa mais por aqui e, consequentemente, a safra de novos blogs é muito reduzida. Como não há monetização decente aqui, é normal que antigos bloggers vão desanimando de postar, porém sem renovação a coisa vai morrendo.

      Também há uma certa defasagem da plataforma blogger, o Google provavelmente a deixou de lado, não há novidades, não há um app decente, enfim. Mas no fim das contas é isso, somos um nicho pequeno, no submundo da internet, e tudo bem com isso.

      Excluir
    4. Anon 2, o nível de humor ácido que o Pobretão colocava em seus textos é para poucos, a habilidade de storytelling dele era enorme, por isso atraiu e reteu tanta gente.

      Mas obviamente a linguagem e abordagem dele era radical em alguns sentidos, e quando se é radical acontece duas coisas: você faz grandes fãs ao mesmo tempo que constróis grandes haters. Faz parte.

      Excluir
    5. Verdade Ministro, vide Bolsonaro, grandes fans e grandes haters! Bem isso.

      Excluir
  5. Ministro, você deu a resposta aqui: "Nos últimos anos o meu consumo de conteúdo sobre investimento tem sido focado mais no Instagram e Youtube"

    Os acessos correram pra lá, ferozmente. De forma que postar aqui ficou realmente mais como um diário pra registro próprio. Com algumas pouquíssimas exceções, um ou outro texto se destaca, mas quem o escreve sabe que não vai ganhar quase nada por isso. Até o fato de compartilhar perde o sentido quando quase ninguém vê.

    Essa é minha opinião. Eu tenho canal no YouTube sobre investimentos, lá eu apareço, divulgo minhas ideias e histórias. Já recebi lá muito mais do que no blog. Lá tem mais interação, mais feedback, e agora com a possibilidade de assistir em velocidade 2x, jogou a blogosfera no chinelo. Sim, perdemos o que poderia ser um belo livro aberto de milhares de pessoas. Mas infelizmente, ninguém pretende estar por muito tempo em um lugar com poucas pessoas, a não ser pra meditar kkkkkkk

    APESAR disso, alguns mais disciplinados permanecem postando, o que é ótimo. Eu mesmo praticamente só posto minha evolução, e as diretrizes que uso para escolher ativos, além de contar um pouco de história, mas nada comparado aos que você citou.

    De qualquer forma, seu post me acendeu alguns alertas: frequência e contar histórias! Pretendo fazer isso aqui, mas sinceramente, vou melhorar muito isso no meu canal.

    Abração parceiro, fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, as mídias mainstream abriram possibilidades de entregar conteúdos mais elaborados e ainda monetizar em cima disso. Porém não vejo nelas a possibilidade de ter a essência politicamente incorreta que a blogosfera tem (ou tinha).

      As pessoas entregam conteúdo mais pra gerar autoridade e vender algo posteriormente do que pra compartilhar histórias.

      Mas é isso, dinheiro é muito importante, é muito difícil que qualquer projeto, sem recompensa financeira, sobreviva. O dinheiro move o mundo, e isso não é ruim, é só como o jogo funciona!

      Excluir
    2. DP pode deixar o link do seu canal ?

      Excluir
  6. É o mesmo sentimento que tenho com Foruns de internet. Há 15 anos atrás, quando internet não era necessariamente uma extensão da vida pessoal e usávamos termos com "rl", conseguíamos criar algumas comunidades bem interessante.

    Não sei, mas um outro fator parece ser que antigamente a internet era mt mais um Hobby que um negocio. Cansei de ficar madrugadas a dentro debatendo em fóruns e lendo blogs a troco de nada sem menor preocupação com "Ser produtivo". Mas talvez isso tenha mais relação com minha idade na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato o modelo fórum caído em desuso, hoje ainda existem alguns grandes, mas longe do movimento que era antes.

      Antes até nossa principal rede social, que era o Orkut, tinha um modelo que valorizava muito o debate em fóruns e a formação de comunidades.

      Hoje as pessoas só querem usar a internet para futilidades ou para ganhar dinheiro, não existe o meio termo.

      Excluir
  7. Eu acho que a culpa é do mercado de alta! Na alta do mercado, diminui o senso de comunidade, os investidores diminuem a disciplina, as massas entram no mercado resultando na proliferação de "especialistas" invadindo o Youtube e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, ai quando vem um crash a galera some dos YT e Insta e vem para os blogs raiz! É só questão de tempo para isto acontecer de novo...foi assim no período Dilma, lembram?

      Excluir
    2. Sem dúvidas o mercado de alta contribui para o aumento de "especialistas" que acabam sugando a atenção dos investidores iniciantes.

      No fundo se a gente pegar tudo que foi relatado aqui é uma mistura de fatores que contribui para a decadência da blogosfera: falta de grandes bloggers, ascensão de novas redes, novos tempos de internet no celular, falta de investimento do Google na plataforma blogger, etc.

      Excluir
  8. toda midia tem um ciclo de decadencia, a blogosfera é o novo vinil.

    Escrever dá trabalho e a vida de uma pessoa normal é muito repetitiva para se tornar convidativa, interessante demais, deslumbrante

    Pobreta era mais um personagem q um ser humano, corey foi derrubado pela depressão,seu madruga escrevia bem demais, mas estorias pessoais relevantes sao finitas,

    Frugal simples, heavy metal investidor, soul surfer e viver de renda ja estao tao ricos q nem tem mais graça acompanhar na maioria das vezes

    Depois de anos acompanhando a blogosfera, como leigo, tudo é mais uma questao de disciplina e sorte do que uma questao de habilidade

    No final quase todo mundo investe de maneira bem parecida com poucas variacoes substanciais

    Nao vejo ninguem realmente investindo na china ou na india, por exemplo

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sentido, mas em parte.

      Eu acho que tudo tem a ver com motivação para continuar. Eu acompanho um pouco o mundo de finanças em outras redes e vejo pessoas normais, com vidas repetitivas, mas que estão trazendo conteúdo de forma frequente, tanto técnico como pessoal.

      O motivo é simples, existe a recompensa (ou pelo menos expectativa dela) financeira e social. Aqui na blogosfera nós ganhamos pouco dinheiro e atingimos poucas pessoas, a motivação para continuar acaba se perdendo.

      Mas é isso, somos o vinil, e quem continuar por aqui é sabendo que esse é o jogo!

      Excluir
    2. Conhece alguem em outra rede q está ha 10 anos publicando conteudo tecnico sobre financas, mas q nao trabalhe com isso?

      Excluir
  9. bom dia Senhor Ministro! Outro ponto que vejo que desmotiva um pouco é que dá trabalho escrever um post...perde-se no total umas 2h pra fazer o post completo e muitas vezes temos nenhum ou poucos comentários...acredito que todos façam blogs pois querem discutir e aprender com a opinião dos outros...Se ninguém comenta, não teria o por que manter um blog com todo trabalho que isso traz.
    Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se as pessoas não comentam é porque o texto não interessa

      se alguém passou duas escrevendo um texto que não interessa, deve ser interessante só para quem escreveu

      a maioria dos meus post ninguem comenta e a culpa é minha, simples assim

      se blogueiros fossem tão bons, ganhariam dinheiro com livros, hehe

      Excluir
  10. E aí Ministro, é o que a galera falou, o youtube e outras plataformas atraem mais gente. Porém ao meu ver é mais dificil fazer conteudo legal nelas pq dá muito trabalho. Ligar o celular, falar 10 minutos e subir o video é muito facil. Problema é editar, por efeitos, graficos, enfim fazer algo legal de ver. O formato de blog ao meu ver permite colocar conteúdo mais aprofundado com menos trabalho. Editar texto acho menos trabalhoso que vídeo ou até audio no caso dos podcasts. Outra coisa que eu nao gosto em youtube é que é ruim pra pesquisar. Vai procurar o que cara falou do ativo X num video de 20 minutos. Um saco. Enfim, a blogosfera se perdeu ? Nao, ela mudou e sempre mudará. A vida é isso. A mudança é a única constante.

    ResponderExcluir
  11. minha vida vale a pena ser vivida confortavelmente para mim e minha família agora e realmente nunca vi a bondade ser mostrada para mim tanto na minha vida, pois estou passando por um problema tão sério quanto meu filho encontrou um terrível acidente nas últimas duas semanas, e os médicos diz que precisa passar por uma cirurgia delicada para ele voltar a andar e eu não pude pagar as contas, aí a sua cirurgia foi ao banco pedir emprestado e rejeitou dizendo que não tenho crédito, daí corro para meu pai e ele não foram capazes de ajudar, então, quando eu estava navegando nas respostas do Yahoo e me deparei com um credor de empréstimos sr, pedro, oferecendo empréstimos a taxas de juros acessíveis, eu não tive escolha a não ser tentar e, surpreendentemente, era tudo como um sonho, consegui um empréstimo de $ 110.000,00 para pagar a cirurgia do meu filho e, em seguida, arranjei um negócio confortável para me ajudar também. Agradeço a Deus que hoje é bom e você pode andar e está trabalhando e o fardo é mais longo tanto mais sobre mim e podemos alimentar bem e minha família está feliz hoje e eu disse a mim mesmo que chorarei em voz alta no mundo das maravilhas de Deus para mim através deste credor temente a Deus, Sr. Pedro, e eu aconselharia qualquer pessoa com necessidade genuína e séria de empréstimo a entrar em contato com este homem temente a Deus em ...... pedroloanss@gmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  12. se você está em dificuldades financeiras ou tem dificuldade para quitar todas as suas contas ou está com grandes dívidas por causa de golpistas, agora é a hora de acabar com todos esses acontecimentos em sua vida, queremos apresentar a você um verdadeiro E esquema de negociação futuro bitcoin legítimo com menor risco de perder, você pode ganhar 700% de lucro de seus fundos investidos semanalmente e o lucro é 100% garantido, por exemplo, você investe 500 USD, somos capazes de ganhar 3500 USD para você em 7 dias

    Os espectadores interessados devem contactar-nos via whats-app: +27633586789 ou email: wilsontradeszone@gmail.com
    para começar

    ResponderExcluir