quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Atualização Patrimonial Agosto/2018: R$ 257.402,35 (+ R$ 10.142,39) e Rentabilidade ( - 0,49%)



Talvez essa tenha sido a atualização patrimonial mais tardia que eu já fiz, mas esses dias estão muito corridos. Além da correria normal do trabalho eu meio que espremi algumas viagens (inclusive uma internacional que farei na próxima semana) no 2º semestre do ano, então toda aquela coisa de planejar viagem, reservar hotel, comprar moeda, etc, tem me consumido mentalmente.

Fora outras viagens que "terei" que fazer (casamento de amigo de infância, visitar família, etc). Não reclamo, acho muito legal viajar, porém isso também implica em aumento de gastos, contudo acredito que estou equilibrando bem as finanças e ainda tenho uma pontinha de esperança de terminar o ano atingindo a meta que estabeleci (patrimônio de R$ 300 mil).

Essa correria também gerou como consequência um certo desleixo com os investimentos nos últimos dois meses - não um desleixo de gastar dinheiro, se endividar, nada disso - na verdade estou cometendo o deslize de deixar dinheiro parado na conta corrente por pura preguiça de investir. Tenho mais ou menos uns R$ 15 mil aguardando destinação, porém só devo fazer isso quando retornar de viagem.

Corpo e Saúde

Um destaque bem interessante dos últimos dois meses, não exatamente relacionado com finanças, mas tão importante quanto, é o aspecto saúde. Desde o início do ano eu tinha me comprometido a emagrecer (como 99% das pessoas fazem), cheguei a ir ao nutricionista, porém acabei não levando muito a sério esse objetivo.

Porém, desde meados de julho alguma "chave" virou na minha cabeça e eu simplesmente decidi que era a hora. Troquei de nutricionista, comecei a seguir e acompanhar uma galera da nutrição no Instagram e li o excelente livro "4 Horas Para o Copo" do Tim Ferris. Depois devo fazer um post especificamente sobre isso, mas em 2 meses perdi cerca de 3 kgs de gordura e ganhei 2 kgs de massa magra, sem fazer tanto sacrifício, sem jejum, sem suplementos. Baixei meu % de Gordura de mais de quase 29% para 24% em 2 meses. Para uns isso pode ser bom, para outros ruim, mas pra mim foi um puta resultado e vou seguir firme. Havia estabelecido como meta o percentual de gordura de 15% ao final do ano e vou brigar por isso!

Reavaliação de Bens


Uma vez por ano, nos meses de agosto, eu faço a reavaliação dos meus bens, basicamente um carro e um apartamento. Tenho uma planilha de balanço patrimonial onde registro tudo (que é diferente da carteira que publico aqui no blog) e sempre busco registrar os bens pelo seu valor de mercado.

Em relação à carteira do blog, o impacto se dá pelo valor de mercado do imóvel que tenho (lembrando que não moro nele, hoje o mantenho alugado me gerando renda), uma vez que o registro que faço na carteira é o valor de mercado deduzido do saldo devedor do financiamento.

Tenho relativa segurança pra levantar o valor de mercado desse imóvel pois sempre tem muitas ofertas de apartamentos com a mesma planta e no mesmo condomínio.  No ano passado minha base de comparação foram 33 anúncios, nesse ano consegui levantar 23 anúncios. Pois bem, em 2017 o valor de mercado desse imóvel havia declinado 0,2%, nesse ano o valor de mercado subiu 2,2%.

Apenas a título de informação, já que não integra a carteira, o valor de mercado do meu carro caiu, em um ano, 4,2%.



Carteira de Investimentos

Vamos então às finanças propriamente ditas:

Aporte do mês:  R$ 5.162,31

Papéis comprados: 45 EGIE3, 200 GRND3 e 200 ITSA4

Carteira:




Em relação à rentabilidade, em julho houve um ensaio de recuperação mas em agosto voltamos ao negativo e tudo indica que continuará assim até, pelo menos, o começo do próximo ano. Lógico que se o João Amôedo começasse a subir nas pesquisas o cenário ir mudar muito, porém, infelizmente, é improvável que isso aconteça.




Então é isso, eu particularmente seguirei acreditando na renda variável brasileira e devo destinar, pelo menos até o fim desse ano, 100% dos meus aportes para ações e FIIs. A partir do próximo ano, a depender do cenário que se desenhe para o país, começo a pensar em frear um pouco o ímpeto pelo investimento na bolsa.

Abraços,

Senhor Ministro

14 comentários:

  1. Ainda não li o livro "4 horas para o corpo" do Tim Ferris, mas li o "trabalhe 4 horas por semana" é muito bom para empreender!

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai DIL!

      O "Trabalhe 4 Horas..." é um clássico dos livros de negócio, excelente livro. O "4 Horas Para o Corpo" não tem uma historinha linear, fala mais de diversos experimentos que o Tim Ferris fez relacionados a emagrecimento, ganho de massa, sono, sexo, etc. Os métodos que o autor ensina são um pouco mirabolantes, porém dá pra extrair muita coisa legal do livro, vale a pena ler.

      Abraço!

      Excluir
  2. Amigo,pq deixar 15% do seu patrimônio na poupança...? Até um tesouro SELIC seria melhor, não? Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Thomas!

      Desse valor da poupança, uns R$ 10k está preso como garantia de aluguel. O restante provavelmente seria um pouco mais vantajoso outras opções de investimento, mantenho na poupança por comodismo pois me dá uma série de isenções tarifárias no banco, mas sei lá, ainda vou repensar isso.

      Abraços!

      Excluir
  3. Pesquisei 4 horas para o Copo...sabia que tinha que estar errado rsrsrsrs

    Tenho que mudar alguns hábitos também, fico postergando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk 4 horas para o copo seria um livro interessante.

      Mudar hábitos relacionados a alimentação e atividade física é muito desafiador mesmo, mas depois que engrena vai ficando mais fácil.

      Abraços!

      Excluir
  4. Fala, Ministro. Viajar é muito bom, mas realmente é muito danoso para o patrimônio. Foda-se, a gente trabalha e poupa para aproveitar.

    Eu também estive relapso com a saúde e exercícios este ano, acho que ainda é tempo de mudar antes da virada de ano.

    Bom aporte e bons ativos, essa queda momentânea não vai prejudicar o acúmulo no longo prazo. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Concursado, viagens são maravilhosas porém em geral tem custos altos, principalmente as internacionais. Mas como você disse, a vida é agora, precisamos vivê-la, sem esquecer obviamente do longo prazo.

      E vamo que vamo, afinal dinheiro sem saúde não vale de nada.

      Abraços!

      Excluir
  5. Poupança? Algum motivo específico pra não optar por, por exemplo, um cdb com liquidez diária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Fernando,

      É como relatei ali em cima pro Thomas, parte desse dinheiro tá preso e a outra parte mantenho por comodismo, mas ainda vou rever isso.

      Abraços!

      Excluir
  6. Excelente post. Gostei da ideia de reavaliar bens uma vez ao ano. Acho que vou adotar isso. Valeu a dica.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Papa Fox,

      Pô eu acho muito válido fazer isso, até pra se ter uma noção de quanto realmente valem os nossos bens em caso de uma necessidade ou oportunidade de liquidação.

      Abraços!

      Excluir
  7. Olá, você exibe sua carteira de renda variável (ações e FIIs)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Daniel,

      Exibo sim. Esse fechamento eu fiz meio na correria pois estava resolvendo coisas de viagem, mas quando faço fechamentos com mais paciência eu coloco as carteiras detalhadas.

      Abraço!

      Excluir