quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Atualização Patrimonial Agosto/2021: R$ 482.942,19


Faz tempo que não escrevo aqui, na verdade nem sei se alguém ainda lerá isso, de todo modo deixo registrada aqui a minha evolução patrimonial.

Desde que comecei a escrever esse blog, no começo de 2017, muitas coisas aconteceram, minha visão sobre investimentos e independência financeira amadureceu muito, mas não posso deixar de ser grato à essa comunidade que me abriu os olhos para esse maravilhoso mundo dos investimentos.

O PLANO DO MILHÃO

Em Maio/2017 eu fiz ESSE POST onde detalhei o meu plano para chegar ao meu primeiro milhão ao final de 2025. Vou colocar abaixo o gráfico que fiz lá naquele post

Meu Plano - Feito em 2017 - Para o Primeiro Milhão

Obviamente que essa é uma projeção simplista, feita apenas na base do cálculo de juros compostos, considerando as variáveis "aporte" e "rentabilidade" como estáveis, algo que, sabemos, não corresponde à realidade.

Na prática, coletando informações do TradeMap e fazendo alguns cálculos grosseiros, a minha rentabilidade foi de, em média, 2% ao mês, contra a projetada de 0,7%. O aporte previsto - de R$ 4.000 mensal -, no entanto, teve tendência de queda uma vez que os gastos só aumentaram, tanto pela inflação galopante como pelo aumento da família, e o salário permaneceu praticamente estagnado em todos esses anos.

Dessa forma é muito difícil que eu encerre 2021 com os cerca de R$ 560 mil planejado nesse gráfico acima, isso, contudo, não me impede de comemorar a proximidade com a marca simbólica dos R$ 500 mil de patrimônio.

A verdade é que nenhum plano sobrevive ao campo de batalha e que a busca do equilíbrio entre viver o presente e guardar pro futuro é muito mais complexa do que planilhas podem capturar.

MEU PATRIMÔNIO

Fato é que meu atual patrimônio é de R$ 482.942,19 divididos da seguinte forma:

Renda Variável: 36,2%

Renda Fixa: 34,5%

Imóvel de Renda: 26,7%

Criptomoedas: 2,6%

Para os próximos aportes a prioridade é aumentar a exposição em Bitcoin e investimento no exterior (que ainda tem uma alocação pequena na carteira).

Algumas ações que tenho em carteira tem me deixado um pouco desconfortável, como M. Dias Branco e Grendene, empresas muito dependentes de incentivos fiscais e que vem apresentando extrema dificuldade para crescer, cada uma por seus motivos.

Também estou incomodado com alguns FIIs que investi no comecinho, quando ainda não sabia de muita coisa, inclusive já me livrei de dois: FIGS e SPTW, dois lixos. Também estou refletindo sobre o FIIB e MFII. O imóvel do FIIB é excelente, mas mono-imóvel é complicado. Já MFII por ser um fundo de desenvolvimento tem um perfil de risco mais elevado, portanto a tendência é que eu reduza posição nele.

RENDA EXTRA

Desde 2019 venho desenvolvendo um negócio em paralelo ao meu "trabalho normal", por questões pessoais não vou dar mais detalhes sobre ele. De todo modo, em 2019 eu amadureci o negócio e 2020 foi o ano em que comecei a faturar de verdade. O faturamento bruto em 2020 chegou próximo a R$ 100 mil e deve ter sobrado uma margem líquida de 30% pra mim.

O que tiro desse negócio tem me ajudado a segurar os aportes pois se fosse depender somente do que sobra dentro do orçamento "normal" minha evolução patrimonial seria a passos de tartaruga.

Minha ambição com esse negócio era que se tornasse algo realmente grande e que eu pudesse até pensar em, no futuro, viver só disso, mas no patamar que estou rodando atualmente só dá pra funcionar como renda extra mesmo. 

Fato é que o nível de dedicação e profissionalização que o mercado tem exigido está além do que eu sozinho posso fazer, e isso vem se refletindo na queda de resultados que vem também me gerando um pouco de desânimo. Até já pensei em contratar alguém fixo pra me ajudar, mas eu odeio gerenciar pessoas, é um bloqueio que tenho. 

No fundo, por eu ter a segurança de ter um bom salário me resguardando, eu não consigo encarar o negócio com todo "tesão" que é necessário. A urgência e a necessidade fazem milagres acontecer.

A única coisa que sei é que não tem Plano B, esse foguete vai decolar, só ainda não descobri como ou quando.

CONCLUSÃO

Então é isso senhoras e senhores, isso não é um retorno, somente um olá. A vida adulta é cheia de compromissos e a gente acaba tendo que priorizar as coisas.

De todo modo, se você chegou até aqui comenta aí embaixo, só pra eu saber que não estou escrevendo para as paredes.

Um abraço!

Senhor Ministro

14 comentários:

  1. Olá, Ministro.

    Seja bem-vindo de volta.
    Voltou com um bom patrimônio.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Cowboy, valeu!

      Vi que você também está firme e forte nos investimentos e no blog, parabéns!

      Excluir
  2. Vai me dizer que tudo está no Brasil? Escuta ae
    http://www.srif365.com/2021/08/ep73-onde-eu-investiria-meu-dinheiro-se.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 95% está no Brasil, é algo que pretendo ajustar daqui pra frente!

      Valeu pela indicação, ouvi recentemente alguns podcasts do Sr. IF365 e ele está mandando muito bem!

      Excluir
  3. Poxa Ministro, lembro de você parceiro. Cara, bem vindo de volta. Forte abraço e fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Anon!

      Tentarei contribuir eventualmente por aqui!

      Abraço!

      Excluir
  4. Fala Ministro! Que beleza hein? Meia milha! Logo se atinge a meta!

    Eu ainda estou longe disso, mas caminhando hehe

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala inglês!

      É isso aí, o importante é a constância, focar no processo que o resultado é consequência!

      Abraço!

      Excluir
  5. Bem vindo de volta. Finalmente a blogosfera está voltando as origens e se recuperando da pandemia! Bom ver isso. Temos que criar a resistência aos modinhas de Yt e Instagran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Anon!

      É isso, a blogosfera já não é a mesma. A grande diferença pra YT e IG é que são canais em que essencialmente as pessoas querem se promover para vender algo e, para tanto, comumente escondem seus defeitos e supervalorizam suas qualidades.

      Aqui na blogosfera é papo reto, vida real, essa é a grande diferença, até porque é muito difícil ganhar dinheiro com esses blogs aqui, a gente faz mais por diversão mesmo!

      Excluir
  6. se você está em dificuldades financeiras ou tem dificuldade para quitar todas as suas contas ou está com grandes dívidas por causa de golpistas, agora é a hora de acabar com todos esses acontecimentos em sua vida, queremos apresentar a você um verdadeiro E esquema de negociação futuro bitcoin legítimo com menor risco de perder, você pode ganhar 700% de lucro de seus fundos investidos semanalmente e o lucro é 100% garantido, por exemplo, você investe 500 USD, somos capazes de ganhar 3500 USD para você em 7 dias

    Os espectadores interessados devem contactar-nos via whats-app: +27633586789 ou email: wilsontradeszone@gmail.com
    para começar

    ResponderExcluir
  7. Se for contar os meus 3 imóveis eu já sou milionário, porém apenas 1 me gera fluxo de caixa através do aluguel, o outro tem parentes inconvenientes abusando e o outro é um terreno que espero a valorização.
    Eu separo bem o patrimônio em líquido e imobilizado, dessa forma, a gente não se ilude em achar que já tá milionário sem ter o dindin na mão.
    Tem que descontar também do patrimônio, todas as dividas, financiamentos e etc para se chegar no real valor do patrimônio.
    Hoje meu patrimônio líquido tá metade renda fixa e metade renda variável, porém, quero mudar pra 100% RV deixando apenas uma pequena reserva de emergência em RF. Já me convenci que só o investimento inteligente em ações é que vai me deixar rico. Foco nos dividendos, e deixo todas as minhas ações alugadas chovendo dinheiro de graça na minha conta o mês inteiro.

    ResponderExcluir