segunda-feira, 14 de agosto de 2017

A "Estratégia" Que Adotei Para Ler Muito Mais Livros


como ler muito mais
Ler é algo que agrega valor demais a qualquer pessoa. Não necessariamente ler livros, mas ler qualquer conteúdo de qualidade, à exemplo dos diversos blog que temos aqui na Blogosfera de Finanças, que tratam de finanças com maestria e de uma forma sincera e acessível.

Ler nos torna pessoas mais inteligentes, mais criativas, mais inspiradas, mais atualizadas, mais aculturadas, mais profissionais, além, claro, de ser uma forma de aquisição de conhecimentos práticos para a vida ou mesmo uma forma de entretenimento. Inclusive no ramo de finanças, há inúmeros livros que são must read para pretensos milionários como nós.

Apesar disso, o brasileiro em geral lê muito pouco. De acordo com pesquisa realizada em 2015, 56% dos brasileiros são considerados leitores (para efeitos da pesquisa se considerou "leitores" aqueles que leram algum livro, mesmo parcialmente, nos últimos 3 meses). Não sei qual seria esse número se a mesma pesquisa fosse realizada em outros países, mas, no Brasil, é muita gente sem ler nada! Quase metade da população (e olhe que temos um população continental!)

Mas o cerne desse artigo é mostrar como eu passei a ler muito mais depois que tomei uma decisão. O meu "pulo do gato" foi o seguinte:

Fazer a transição dos livros físicos para os livros digitais.


como ler muito mais

Muita gente torce o nariz quando se fala de livros digitais, as pessoas ainda querem pegar o livro, sentir o cheiro do papel, enfim, essas coisas de velho kkkk. A verdade é que o papel é um produto que tende a ser extinto no longo prazo. Antigamente era comum nas empresas aquelas pilhas de caixa de arquivos, com milhares de folhas referente aos mais diversos assuntos. Hoje em dia é tudo digital, praticamente não se imprime mais nada. Até a CNH agora é digital! Portanto não tem como no mundo literário ser diferente.

Portanto, o livro digital é uma tendência natural do mercado. Pra se ter uma ideia, já tem muitas escolas adotando exclusivamente os livros digitais. Vai demorar, mas os livros físicos ainda serão extintos.

Para aqueles que ainda são resistentes, vou elencar a seguir as principais vantagens que enxergo nos livros digitais. Destaco que vou fazer uma abordagem de quem lê pelo tablet, mas certamente se aplicará aos usuário de e-readers, como Kindle.

VANTAGENS DOS LIVROS DIGITAIS 


Praticidade para localizar os livros: é só abrir o app e todos os seus livros estão lá, não precisa ficar procurando no armário, na dispensa, na biblioteca, prateleira, etc. Pra quem é bagunceiro, como eu, isso é muito bom. 

Marcação de páginas: Quando se abre o livro no app já abre da última página que você estava, mesmo se você simplesmente adormeceu ou esqueceu de "marcar". Não precisar ficar se lembrando de utilizar marcadores de página ou orelha dos livros.

Grifos e Anotações: Os apps de leitura permitem fazer ou apagar grifos em trechos que julguemos importantes do livro. Da mesma forma permite adicionar ou remover anotações referente a qualquer trecho. Já no livro físico além da "pena" de riscar, ainda tem aquela coisa de que riscou já era, não dá pra apagar.

Armazenamento de Livros: Ao invés de estocar uma infinidade de livros físicos, ocupando prateleiras e gavetas, é muito mais prático guardar tudo dentro de um dispositivo que cabe na palma da mão. Inclusive quando for viajar, por exemplo, pode-se levar todas as suas centenas de livros dentro da sua mochila, sem se preocupar com espaço.

Agilidade da Compra: se você quiser um livro, não precisa se deslocar até a livraria, pela internet mesmo se faz a aquisição e o livro fica disponível logo após o pagamento, não precisa pagar frete nem ficar esperando a entrega dos correios.

Ler com facilidade em qualquer lugar: usando apps como o da Amazon, os livros comprados/baixados ficam na nuvem, dessa forma se você costuma ler no tablet, que fica em casa, mas de repente está tomando um chá de cadeira num consultório médico, basta abrir o seu smartphone e utilizando-se o app você consegue abrir todos os seus livros e ainda sincronizar com a última página que você havia lido no tablet. O mesmo procedimento pode ser feito por um computador/notebook.

Gratuidade de alguns livros: algumas empresas como a Amazon disponibilizam muitos livros gratuitos para download, principalmente para quem tem Kindle, entretanto pesquisando na internet é possível localizar sites que disponibilizam (de forma potencialmente ilegal, embora neguem) muitos ótimos livros (muitos lançamentos e best sellers) para baixar gratuitamente em diversos formatos (epub, pdf, etc)

Preços mais baixos: os livros digitais costumam ser mais barato que os livros físicos. Mesmo quando os preços são parecidos, tem muito mais promoção e liquidação de livros digitais do que de livros físicos.

Acesso à literatura internacional: para quem consegue ler em inglês, há muito mais facilidade em acessar a literatura estrangeira por meio dos livros digitais, uma vez que a aquisição é online. No caso dos livros físicos, as livrarias brasileiras ainda são muito restritas em comercializar livros em inglês (com razão, uma vez que a demanda é bem menor) e caso o leitor opte pela importação direta, além de demorar a chegar ainda tem que se sujeitar à toda a burocracia brasileira.

Leitura noturna: ler a noite no tablet é muito melhor pois o próprio aparelho já disponibiliza toda a iluminação necessária, sem precisar recorrer a luzes ou luminárias. Além disso, é possível controlar o nível de intensidade da luz bem como a cor de fundo do livro (pode ser preto, sépia, branco, etc) adaptando a leitura ao nível de luminosidade do ambiente e a seu gosto.

Pesquisa Rápida: se no livro foi citado ou descrito algum lugar específico e você quer ver como esse lugar é na "vida real", é só abrir o google (no próprio dispositivo) e olhar. Fiz muito isso, por exemplo, lendo o livro "Inferno" do Dan Brown, no qual ele retrata diversos lugares, obras de arte e monumentos italianos, ficando muito mais legal a leitura quando podemos ver a foto do referido lugar, monumento ou quadro.

CONCLUSÃO 

Se você gosta de ler ou gostaria de ler mais mas ainda torce o nariz para os livros digitais, sugiro que repense essa atitude, pois esse é o futuro e certamente a quantidade de livros lidos vai multiplicar ao seu aderir à leitura digital.

Só tem um porém: em virtude da maior facilidade de ter acesso a diversos livros, corre-se o risco de perder o foco, ou seja, baixar um monte de livros e no fim das contas não concluir nenhum ou não conseguir ler nenhum com qualidade. É tudo questão de foco!

Abraços,

Ministro

12 comentários:

  1. Essa questão do foco é importante citar mesmo. Pra ler mais não podemos ser os "leitores netflix", cheios de livros (abas) abertos, um monte de livros (series) iniciados e não acabadas, sem foco nenhum.

    Esse conselho de poder baixar livros grátis na Internet foi o melhor hehe principalmente pra nós que estamos querendo economizar sempre e evitar gastar, apesar de ler ser na verdade um investimento em conhecimento.
    Mas se pudermos investir, sem gastar quase nada, melhor né.

    Estou me adaptando a esse recurso digital. Recentemente li o livro do Joel Greenblat todo no celular, numa viagem longa que fiz.

    Ótimo post.

    Abraços Ministro ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Diário!

      Pois é, esse problema do foco é o mal do século...

      Vivemos numa era em que a informação é tão abundante que acabamos por menosprezá-la.

      A parte de economizar uns Temers é realmente bem relevante hehe

      Abraços!

      Excluir
  2. Excelente Post, bem completo, concordo com as vantagens todas.

    Acho uma boa os livros digitais, facilita e são super práticos, é gosto bastante de ler, principalmente livros de investimento.


    Abraço e boas leituras


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai DIL!

      Esse é o futuro! (aliás, o presente!)

      Abraços!

      Excluir
  3. Olá Ministro!

    Vocês estão me convencendo a comprar um Kindle! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Inglês!

      Cara, eu nunca tive um Kindle, posso estar falando besteira de quem usou superficialmente esse aparelho, mas eu prefiro um bom Tablet!

      O meu tablet, por exemplo, não é dos tops (é um LG G Pad) mas me atende muito bem!

      Abraços!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Senhor Bufunfa!

      Seja bem vindo à Blogosfera!

      Pode deixar que vou te add no blogroll!

      Abraços!

      Excluir
  5. Que legal. Já tive um kindle e vendi. Me desanimei um pouco por que na época (não sei hoje) haviam vários livros sem possuir versão digital. Também não nego que acho um charme ter os livros que vc já leu em uma estante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Bufunfa!

      Hoje em dia praticamente todo livro tem uma versão digital, então vale a pena!

      Essa questão do charme também conta, um estante com livros é uma bela peça de decoração, mas a não ser que se tenha uma casa grande, uma hora isso fica inviável.

      Isso também entra nas "coisas de velho" hehe. Lembro que meu avô tinha uma instante enorme cheia de coleções de livros...certamente não leu todos.

      Abraços!

      Excluir
  6. Eae Ministro,
    Sou oldschool e prefiro os livros físicos, entretanto, após adquirir um Kindle, foi só alegria. Praticidade em transportar e (como você disse) a dinâmica toda do gadget com marcação de pág, pesquisa de termos, anotações e grifos, é mt bacana.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Lorde!

      Por maior que seja a paixão pelos livros físicos, os livros digitais tem inúmeras vantagens.

      É aquela coisa, pelo lado emocional, ainda tem gente que prefere os livros físicos, mas pelo lado racional, os livros digitais são muito melhores.

      Abraços!

      Excluir