quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Minha Primeira Carteira de Ações

Como eu relatei no fechamento do mês passado, finalmente após muito tempo flertando com a Bovespa resolvi convidá-la para tomar um drink e acabei a noite perdendo minha virgindade com ela. Não penetrei com força, foi devagar e com carinho. Isso por que o valor que destinei para comprar ações não foi tão alto e, principalmente, por que investi em empresas tradicionais, que provavelmente não me darão lucros astronômicos pois os seus resultados crescentes de alguma forma já estão precificados nas ações. Mesmo assim, ainda acho que no longo prazo essas companhias têm potencial de me trazer muitas felicidades.

Pretendo fazer um outro artigo detalhando melhor toda a "filosofia" que me levou a perder o medo e finalmente tomar a decisão de investir na bolsa, bem como detalhar os principais critérios que estou utilizando para escolher as ações.

Pois bem, sem mais delongas, vamos à minha carteira de ações considerando os preços de fechamento do dia 09/08/2017:



Como se percebe, minha entrada inicial na bolsa foi em Itaú, Grendene, Ambev e M. Dias Branco. 
Das três talvez a M. Dias Branco seja a menos conhecida do público em geral mas é uma companhia dominante no setor de massas e biscoitos. Confesso que fiquei um pouco receoso em comprar MDIA3 pois o preço atual está um pouco esticado e a margem de segurança do papel não está tão alta, mas, pensando no longo prazo, ainda acredito que há espaço para aumento da cotação, principalmente por se tratar de uma empresa com resultados excelentes.

Itaú e Ambev são empresas gigantes e tradicionais, que atravessam com facilidade qualquer crise e que dificilmente "darão merda", muito embora a cotação da ABEV3 tenha patinado bastante de 2015 pra cá.

Já a Grendene é uma companhia que vem apresentando números muito bons e crescimento consistente, mas atua em um setor complicado que é fortemente afetado pela crise econômica do mercado nacional. Além disso, as fábricas da marca espalhadas por pequenas cidades Brasil afora comumente contam com incentivos fiscais, sendo esse mais um fator de risco. Entretanto, mesmo num cenário adverso a companhia vem se mantendo resiliente e obtendo ótimos resultados, mantendo um baixo endividamento e ótima geração de caixa. Com a iminente recuperação da economia, ela deve voar! Resolvi apostar!

Pretendo escolher mais uma empresa e manter uma carteira com 5 companhias e ir reforçando minha posição nelas com aportes futuros. Pretendo também (não sei em que prazo) fazer um estudo sobre small caps e separar um capital de risco para "apostar" nessas ações.

Em relação aos FII a coisa tá difícil. Embora eu tenha garimpado diversos "critérios objetivos" para analisar os fundos, estou tendo dificuldade em coletar as informações necessárias para fazer as comparações. Talvez eu esteja cometendo o erro de querer informações "mastigadinhas" como temos no caso das ações...sei lá. Mas minha saga continua!

Não sei se fiz as melhores escolhas, mas certamente nessa minha jornada na bolsa irei cometer erros que eventualmente me darão algum prejuízo. O que espero é poder aprender com esses erros e que, no geral, os ganhos sejam maiores que as perdas.

Afinal, feito é melhor que perfeito!

Abraços!

Ministro

10 comentários:

  1. MDIA é uma empresa fantástica. Passei algumas horas lendo a assistindo vídeos no RI da companhia e o trabalho deles é muito sério!

    O restante dos papéis, nem precisa comentar né... :-)

    Parabéns pela estréia nas ações!

    Já fiz uma compra na bolsa este mês, mas estou aguardando vir mais um dinheiro que pretendo aportar, aí faço o post das compras do mês.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Wanabbe!

      De fato o RI da MDIA é muito profissional, os relatórios são muito bons, e os resultados da empresa por si só são maravilhosos!

      Nesse fechamento que postei a ação tá com ganho de 0,2% mas há poucos dias estava com ganho de mais de 8%. Essa volatilidade do mercado é uma loucura!

      Abraços!

      Excluir
  2. Parabéns Ministro pelo novo investimento.

    No meu ponto de vista são empresas ótimas. Boa aquisição.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cowboy!

      Também acho que são boas empresas, vamos ver que frutos elas nos reservam no futuro!

      Abraços!

      Excluir
  3. Grande Ministro!

    Eu te disso que logo logo você iria entrar na Renda Variável! Dito e feito! =D

    "Em relação aos FII a coisa tá difícil."

    Uma dica: procure os FIIs mais líquidos do IFIX, e estude aqueles que são MULTI IMÓVEIS e MULTI INQUILINOS. Posteriormente você pode fazer um pente fino de acordo com seus critérios pessoais.

    Mas ressalto de antemão: liquidez, vários imóveis e vários inquilinos são premissas básicas para o investidor iniciante em FIIs. Se precisar de uma ajuda, só falar!

    Abs amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai TR!

      Pois é, a Renda Variável é inevitável!

      Em relação aos FII's os critérios que você citou estão entre os que eu estou utilizando.

      Na verdade acho que estou tentando fazer uma análise profunda demais, vou assumir minha posição de iniciante e simplificar a análise.

      Abraços!

      Excluir
  4. Eae Ministro,
    Assim que entrar um dinheiro farei o mesmo, chega de ser bundão, rs.
    Com 500 pila na mão já vou no home broker sofrer, kkkkk.
    Qual a corretora que você usa?

    Lhe adicionei ao meu roll, se puder retribuir a gentileza ficarei grato.


    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Lorde!

      É isso ai, tem que começar mesmo que seja aos poucos!

      Nos EUA, onde 65% das pessoas físicas investe na bolsa, as crianças são ensinadas a investir suas mesadas na bolsa, o próprio Warren Buffett com 11 anos já negociava ações.

      Então mesmo que seja 500 temers, já tá valendo!

      Quanto à corretora, para RV eu uso a Socopa. Mais detalhes aqui: http://ministrodoinvestimento.blogspot.com.br/2017/05/qual-melhor-corretora-eu-quase-desisti.html

      Já te adicionei no blogroll!

      Abraços!

      Excluir
  5. A petrobrás vem patinando a quase um ano não chega nunca nos 14 reais.
    Será se há alguma possibilidade dessa empresa deslanchar no curto/médio prazo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Anon!

      Cara, a Petrobrás é uma empresa cíclica, e te confesso que não acompanho muito o setor para saber qua potencial de crescimento no curto/médio prazo.

      Mas só o fato de ser uma companhia dominada pelo Governo, já é motivo suficiente para me deixar longe dela.

      Abraços!

      Excluir