quinta-feira, 16 de novembro de 2017

A Maior Vantagem de Morar de Aluguel: Liberdade!



Muito já se discutiu na blogosfera e diversos outros veículos que tratam sobre finanças sobre o velho dilema: é melhor alugar ou comprar um imóvel? A resposta para essa pergunta envolve um mix: o lado racional (matemática e finanças) e o lado emocional (sonho e segurança da casa própria), de forma que é impossível ter uma resposta pronta para essa pergunta.

Os mais antigos abominam a ideia de morar de aluguel, defendem piamente que é jogar dinheiro no lixo. Quando alguém de mais idade vem me perguntar se pretendo comprar um imóvel na cidade onde vivo atualmente, sempre invento uma desculpa, digo que estou pretendendo comprar, etc. Antes eu até argumentava sobre as vantagens de morar de aluguel, mas vi que esse pessoal tem muito enraizado em seu subconsciente que pagar aluguel é a mais completa burrice, então não vale nem a pena argumentar.

Também não sou defensor ferrenho de morar de aluguel, se surgisse uma boa oportunidade de comprar um imóvel que realmente me agrade e por um preço justo e compatível com meu orçamento e planos futuros eu certamente o compraria, entretanto achar um imóvel que conjugue esses fatores é missão bem difícil, principalmente em determinadas capitais brasileiras em que os preços dos imóveis inflacionaram muito nos últimos anos. Se for pra comprar um apartamento/casa meia boca, ferrando o orçamento, só pra dizer que moro num imóvel próprio, prefiro pagar aluguel, pelo tempo que for necessário.

Entretanto, o cerne desse post é abordar uma das principais vantagens de morar de aluguel em relação a comprar um imóvel: liberdade!



Para exemplificar, vou citar um fato recente que aconteceu eu meu condomínio:

Como hoje em dia tudo vira grupo de Whatsapp, não podia ser diferente com o condomínio, temos um grupo só com os moradores onde são feitas as mais diversas discussões relacionadas ao condomínio. Esses dias uma moradora foi surpreendida ao sair de manhã para trabalhar e se deparou com o seu carro com os quatro pneus esvaziados. Tal fato foi levado a conhecimento dos demais moradores, inclusive com fotos, no tal grupo do Whatsapp, onde se levantaram várias hipóteses: desde ela ter furado os pneus na rua (o que seria difícil, pois foram os 4 pneus) até ser alguma "brincadeira" de crianças do prédio.

Após consultar as câmeras de segurança do prédio, constatou-se que o delito fora cometido por outro morador (adulto), e o pior: o dito cujo praticou tal ato acompanhado de sua mulher e filhos, que riam enquanto o ato delituoso era cometido. Ainda não tomei conhecimento de quem é esse indivíduo, mas certamente não é uma pessoa que bate bem da cabeça. Também não sei qual foi a motivação de tal ato.

Após descobrir tal fato, a dona do carro danificado fez um desabafo no grupo do Whatsapp, relatando o quanto estava triste e frustrada pois havia realizado um sonho de comprar aquele apartamento e reformá-lo inteiro a seu gosto, para no fim das contas ser surpreendida por um vizinho louco, e que estaria perdendo o prazer de ali morar. Apesar disso, dificilmente ela vai se mudar, pois além da fortuna que gastou para comprar o apto, gastou muitos outros Temers para reformá-lo, afora a questão que para vender um apto (e comprar outro) é um processo muito demorado, custoso e burocrático.

Já se algo semelhante acontecesse comigo, e eu realmente perdesse o prazer de morar onde moro, eu simplesmente abriria um site de anúncios de aluguéis, escolheria uns 2 ou 3 imóveis que me agradassem, iria visitá-los, e se eu gostasse de algum, simplesmente notificaria a imobiliária atual que estou saindo e reservaria na outra imobiliária o outro imóvel. É um processo que levaria umas 2 a 3 semanas para ser resolvido, a um custo de R$ 2k a R$ 3k, incluindo pintura, multa de rescisão, aluguel concomitante e mudança.

Mudar de moradia sempre gera transtornos, tanto burocráticos como financeiros, mas para quem mora de aluguel, esse processo é MUITO mais simples, rápido e barato comparando-se com quem mora em casa própria. Justamente por isso, quem mora de aluguel acaba gozando de maior liberdade e mobilidade de moradia, enquanto aqueles que tem casa própria acabam ficando presos àquela moradia, mesmo que tenham vontade de mudar.

Claro que essa questão da liberdade e mobilidade é apenas um aspecto a ser considerado na briga aluguel x casa própria, mas certamente é algo que deve ser levado em conta.

Abraços,

Ministro

27 comentários:

  1. Ministro, a liberdade é uma baita vantagem sim, e já aproveitei muito dela. Acabei comprando um imóvel pois era da minha vontade deixar ele com a minha cara. Para isso algumas coisas são necessárias como móveis planejados, furações, quebradeiras e etc. Com um imóvel alugado isso não é possível. Realmente é um dilema entre o racionalmente melhor pelo lado financeiro e liberdade que você comentou versus a comodidade ou "luxo" de poder mexer o quanto quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Bufunfa!

      Cara, ai você citou uma das principais vantagens do imóvel próprio, que é poder "customizá-lo" do seu jeito. Nesse aspecto, de fato, o aluguel fica pra trás.

      Abraços!

      Excluir
  2. Morar de aluguel tem a liberdade de poder mudar até entre cidades diferentes facilmente, caso surja uma oportunidade de emprego melhor.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai DIL!

      Certamente morar de aluguel é uma grande vantagem para quem está disposto a buscar oportunidades em outros estados, ou até em outros países.

      Abraços!

      Excluir
  3. Me lembrei de um caso de um filho do morador que chegou em casa de madrugada e viu sua garagem ocupada por um carro desconhecido. P* da vida, provavelmente isso já tivesse ocorrido antes, e talvez sob efeito de alcool, bateu na trasseira do carro para conseguir mais espaço para estacionar. No outro dia ficou sabendo que o carro na verdade era de um parente que veio visitar a família e tinha sido autorizado a estacionar ali. kkkkk Ambos os carros na faixa de 100k

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ai se fudeu kkk

      Em condomínio sempre rola esse tipo de treta, e vaga de garagem é motivo de muito stress. As pessoas ficam possessas com esse tipo de coisa. Tenho até uma história interessante sobre isso, você me deu até uma boa ideia de post!

      Abraços!

      Excluir
  4. Tenho total repulsa para viver em condomínio. Muito mimimi, muita gente sabendo da sua vida, da vida dos seus familiares, dos seus amigos, da sua rotina, do que você faz ou deixa de fazer, se você sai muito ou pouco, se você faz festa ou não, onde você trabalha, além de existir meio que uma competição em vários aspectos entre eles, de status inclusive. Vejo condomínio como um grande cortiço do século 21. Definitivamente, não é pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver em condomínio tem seus desafios mesmo, e esse negócio de grupo de Whatsapp é um inferno, muita baboseira e discussão besta, estou para sair disso.

      Num outro prédio que morei, eu não entrava em grupo de Whatsapp, não participava de assembleia, não tinha relacionamento com vizinhos e vivia muito mais tranquilo.

      Uma vantagem de condomínio é a existência de regras, principalmente para barulhos. Se você mora numa casa, e seu vizinho vive fazendo festas regadas a muito álcool e funk no último volume, você só vai resolver isso com a polícia, ai sabe como é né: polícia chega, som abaixa, polícia vai embora, som aumenta. No condomínio há mais coerção.

      Mas sou suspeito pra falar, desde que saí da casa dos meus pais nunca morei numa casa, então não posso falar com mais propriedade sobre essa experiência.

      Abraços!

      Excluir
    2. Já morei em condomínio de perfil mais "povão", hoje moro em casa e sinceramente não tenho saudades da época que morava em prédio.
      Acho que a grande vantagem é que a segurança é maior. Fora isso não há muitas vantagens, lógico que tudo dependa da localização do imóvel e da vizinhança.

      Tenho pena de quem tem casa em localidades que viram ponto de encontro daqueles bailes funk a céu aberto.
      Já vi reportagens de algumas localidades em SP que estavam servindo de ponto de encontro dessa turma, com muito barulho gente bêbada ou drogada e putarias de todos os tipos.

      Aí é muito desgosto.

      Excluir
  5. Concordo completamente. Vivo de aluguel e não abro mão dessa liberdade.
    Neste exato dia de hoje, depois de 2 longos anos de tranquilidade, o apartamento de cima ao meu será ocupado. Eu particularmente ODEIO ruídos estruturais, fico louco e não consigo dormir. E meu prédio possui uma estrutura que facilita muito isso, infelizmente.
    Mas sem stress. Caso tornem minha vida um inferno (é sempre bom pensar no pior), pinto, faço a mudança e sigo em frente. Problema nenhum. Bons apartamentos disponíveis para locação sobram.

    ass: AFR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai AFR!

      É esse o ponto! Essa tranquilidade de saber que não se está preso a um lugar é maravilhosa! Se a coisa ficar ruim, pinta e vaza!

      Claro que quem tem imóvel próprio também pode vender e se mudar, mas é tudo muito mais complicado.

      Abraços!

      Excluir
  6. Morei num prédiozinho muito bom, no terceiro e último andar, do lado do meu quarto tinha um sobrado em que um cachorro latia dia e noite.
    Minha esposa um dia foi conversar com a moradora do sobrado, com toda a educação, e a mulher foi grossa com ela, disse algo do tipo "vai cuidar da sua filha" (que estava ali por perto brincando). Minha esposa só respondeu que se continuasse assim, providências seriam tomadas. A mulher talvez imaginou que estivesse ameaçando o cachorro dela (tem gente que é maldosa mesmo e dá veneno). Minha esposa respondeu que jamais faria algo contra o cachorro, pois gosta muito de bicho e inclusive tínhamos um cachorro (que não fica latindo o dia todo).
    Não sei o que houve, se eles não davam água ou comida e passaram a dar, ou se começaram dar calmante pro cachorro, mas nunca mais se ouviu latido dele, e da janela a gente via ele nos fundos do sobrado, ou seja, eles não retiraram o cachorro da casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Militar!

      Essas tretas de vizinho tem de tudo hehe!

      Pelo menos no seu caso a coisa se resolveu. Eu aposto que o cachorro não estava sendo alimentado, por isso latia.

      Abraços!

      Excluir
  7. Fala Ministro!

    Cara, há um tempo faço como você, não argumento mais sobre morar de aluguel, muitas pessoas (inclusive a sra Inglês) não entendem.

    Assim, esse foi um dos grandes motivos de eu ter comprado o ap onde alugava.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Inglês!

      Realmente é difícil argumentar sobre isso, muita gente pensa que quem paga aluguel é burro. A discussão é longa rsrs

      Lógico que ter um imóvel próprio tem suas vantagens também, espero que você não tenha se arrependido!

      Abraços!

      Excluir
  8. Para pensar em comprar utilizo um racionalizador... O valor de aluguel do imóvel tem que estar entre 100 a 150 vezes o valor do aluguel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa conta aí tirou de onde?

      Excluir
    2. Vou responder pelo Hammer: www.bolhaimobiliariabrasil.com

      Excluir
    3. E ai Hammer!

      Não conhecia essa continha. Acho que você quis dizer que o valor DO IMÓVEL tem que estar em até 150x o valor do aluguel, certo?

      Se for isso, aqui na minha cidade vai ser muito difícil comprar um imóvel baseando-se nesse parâmetro!

      Abraços!

      Excluir
  9. Também penso assim, Ministro.

    Só compro um imóvel se for um valor razoável, que não prejudique o orçamento nem o patrimônio significativamente.

    Nada de financiar, fazer dívida. Só à vista. Até lá, vou de aluguel mesmo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Diário!

      Pois é, esse é o pensamento mais racional!

      Infelizmente não é tão fácil encontrar um imóvel que atenda a esses requisitos, principalmente nas capitais. Talvez pra quem more no interior seja mais tranquilo.

      Uma possibilidade, que está se expandido agora na blogosfera, é a compra de imóveis de leilão. Talvez ai se ache um imóvel bom com preço compatível.

      Esses dias vi o edital de um leilão presencial da Caixa, em que um apartamento excelente (que fica próximo de onde moro) que é normalmente comercializado por cerca de R$ 650.000,00 estava com lance inicial de R$ 300.000,00. Infelizmente eu estava viajando e não pude ir ao leilão para saber qual foi o preço de arremate, mas imagino que o comprador tenha obtido um bom desconto em relação ao preço de mercado.

      Abraços!

      Excluir
  10. Ministro,

    Esta é uma discussão bem conflitante mesmo. A gente tem o apego a deixar o lar como sonhamos e fazemos moveis planejados, decorações, jardinagem e muito mais só que também ficamos preso pois até pra viajar por um mês ficamos preocupado com assaltos.

    Já morando de aluguel você precisa ser mais desapegado pois nem sempre pode levar tudo o que tem ou mudar a decoração mas tem essa mobilidade de mudar a qualquer hora.

    O que fiz? Destrui a casa da minha mãe e construi outra do jeito que eu queria pra mim, coloquei moveis planejados, jardim, varanda, piscina e tudo pois sei que ela não vai sair de lá e hoje moro em apartamento alugado, ou seja, tenho as coisas que acho legal na casa da minha mão quando vou lá e tenho a mobilidade do dia a dia kkkkk.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai BPM!

      Realmente eu sinto falta de fazer umas reformas, colocar uma decoração massa, mas não comprometeria meu orçamento em troca disso.

      A sua solução foi bem inusitada hein, mas tá valendo hehe. Pena que meus pais moram longe e não tenho a possibilidade de visitá-los sempre, mas fica ai a dica hehe

      Abraços!

      Excluir
  11. Ótimo post, Ministro! Estamos no século XXI, vivendo a era da economia coletiva, com Uber, Airbnb, etc. Não faz mais sentido comprar um apartamento para morar. É uma decisão muito definitiva, que envolve muito dinheiro e com riscos muitos intangíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Enriquecendo....

      Se tirarmos todos os fatores emocionais dessa discussão, a opção de morar de aluguel leva boa vantagem sobre a aquisição de imóvel!

      A grande desvantagem, como o pessoal citou ai nos comentários, é não poder fazer uma decoração massa no imóvel, mas esse é outro fator emocional rsrs

      Abraços!

      Excluir
  12. Bom post ministro.

    Ainda temos uma 3º opção. Ou seja, nem comprar e nem alugar. Mas construir.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Mestre!

      Construir acredito que seja a melhor opção, entretanto não é pra todos.

      Além da dificuldade de achar um bom terreno, e todos os transtornos de planejar e construir um imóvel, é preciso ter bala na agulha, pois financiar a construção de imóvel é caro e burocrático.

      Abraços!

      Excluir