segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Objetivos Financeiros Para 2018 (Ousadia e Alegria)



Estamos no primeiro mês do ano, momento propício para delimitar os objetivos do ano novo nas mais diferentes esferas da nossa vida. Isso pode até parecer trivial ou mesmo clichê, afinal, todo final de ano todo mundo faz aquelas "metinhas" para o ano novo, que geralmente incluem "ganhar mais dinheiro" e "emagrecer". O problema é que essas metas genéricas e rasas são prontamente esquecidas quando a rotina do dia a dia passa como um rolo compressor por cima do lampejo de ambição que a maioria dos brasileiros médios esboçam no final de cada ano.

Além disso, em 2018, além dos feriados "maiores" que geralmente são marcos no ano, como carnaval e semana santa, também teremos copa do mundo e eleições, portanto não faltarão distrações para nos desviar do nosso caminho. De maio pra frente, o país será primeiro dominado pelo futebol (nada contra, eu gosto) e depois pelas discussões políticas, quando um bando de imbecis se lançam às redes sociais (e outros meios) para defender com unhas e dentes o "seu" candidato, como se houvesse um salvador da pátria. Por isso, em 2018 especialmente, ter metas e permanecer agarrado com essas metas é fundamental para manter o crescimento financeiro e pessoal e não se deixar levar pela avalanche de ocasiões.


Pois bem, nesse sentimento, vou compartilhar aqui algumas das minhas metas para 2018. Não irei colocar todas por questões de privacidade, irei omitir principalmente aquelas relacionados ao trabalho. O que posso dizer é que o 2ª semestre de 2017 foi um período conturbado no trabalho, época em que a equipe que eu trabalhava foi "mutilada", perdi a convivência com pessoas com quem eu tinha afinidade, e em substituição, passei a trabalhar com pessoas com um perfil nada compatível com o meu. Além disso, duas oportunidades, que há tempos eu estava sondando, surgiram, mas, infelizmente recebi um "não" nas duas. Então, profissionalmente falando terei que ser astuto em 2018 para atingir alguns objetivos que almejo. No apagar das luzes de 2017, recebi um convite para trabalhar num determinado departamento, dessa forma já estou em 2018 com o gás moderadamente renovado no trabalho.

Vamos então às metas de 2018, vou registrá-las aqui tanto para um acompanhamento pessoal como para gerar algum debate, crítica ou inspiração por parte dos leitores:

1) Aportar R$ 55.000,00

 Aqui não tem muito segredo. Minha capacidade de aporte seria até um pouco maior, mas já estou pensando numa viagem internacional que quero fazer esse ano, e que, logicamente, custa caro. De qualquer forma, penso ser uma quantia razoável e desafiadora a ser atingida, suficiente para me manter no caminho da independência financeira.

2) Atingir patrimônio de R$ 300.000,00

Encerrei o ano de 2017 com patrimônio de R$ 230k. Dessa forma, minha expectativa para o ano é aportar R$ 55k, o que daria um patrimônio de R$ 285k e os outros R$ 15k obter de rendimentos e amortização do financiamento do imóvel que alugo.

3) Ter uma carteira de pelo menos R$ 20.000,00 de Criptomoedas

Ano passado fui extremamente resistente às criptomoedas, mas depois da explosão do Bitcoin, resolvi derrubar o preconceito e estudar um pouco mais sobre esses ativos. Apesar de ainda ser um mercado um tanto inóspito, não há dúvidas que as criptomoedas chegaram para revolucionar a forma como são realizadas transações comerciais. Quando essa revolução vai estourar e a profundidade dela, ainda é uma incógnita, entretanto não há como fechar os olhos para o potencial dessas moedinhas, principalmente para nós investidores.

Dessa forma, estou convencido a mergulhar nesse mercado, e espero ao final de 2018 ter pelo menos R$ 20.000,00 investido em criptos. Pretendo iniciar com um investimento de cerca de R$ 4 mil (vou limpar meu Fundo DI para isso) e ir aportando ao longo do ano. 

4) Igualar o patrimônio investido em Renda Fixa e Renda Variável

Atualmente minha carteira, excluindo-se o imóvel de renda, é composta de cerca de 76% de renda fixa, ou seja, uma carteira ainda conservadora. Desde meados do ano passado tenho destinado os aportes integralmente para renda variável para equilibrar essa proporção. Com o advento das eleições e a instabilidade do mercado, não sei se continuarei com essa estratégia, de qualquer forma, espero ao final do ano ter 50%/50% entre renda fixa e variável (aqui inclusas as criptomoedas).

5) Fazer uma viagem internacional (preferência do momento: Europa)

Essa não é um meta financeira propriamente dita, mas fica o registro. Ano passado viajei pouco, então esse ano quero fazer pelo menos uma viagem "maior" para um lugar mais bacana. Ainda não conheço a Europa, então acho que seria interessante. Só vou pensar melhor em quais países visitar, já que odeio viagem na correria, gosto de conhecer os lugares com calma.

6) Praticar atividades físicas pelo menos 3x por semana

Aqui não tem segredo também, 2017 foi um ano nem bom nem ruim nesse quesito, mas em 2018 quero dar uma alavancada nesse lado esportivo. Desde novembro já venho numa pegada boa (infelizmente esse período de fim de ano deu uma quebrada), mas espero fazer de 2018 um ano fitness, com musculação + esporte + dieta. Além da nutricionista (coberto pelo plano de saúde), também estou pensando em contratar serviço de personal trainer online.

7) Atingir percentual de gordura de 15%

 Essa é uma meta desafiadora, que me exigirá muita dedicação, mas tenho expectativa de atingir esse percentual de gordura corporal, que pra mim é ótimo. Na última vez que medi, se não me engano final de outubro, estava com 28%, valor bem elevado, tomei até um susto. Em novembro e dezembro já dei uma visível melhorada com atividades físicas e dieta, mas, como relatei, final de ano chutei o balde. Mas já retomei o ritmo e vou seguir firme nesse objetivo.

8) Obter renda extra, de qualquer natureza (exceto proventos e rendimentos), de pelo menos R$ 1.500,00

Para esse objetivo considero renda de qualquer natureza: venda de objetos usados, prestação de serviço, negócios online, consultoria, etc. A princípio pretendo obter esses R$ 1.500,00 com a venda de alguns objetos que não utilizo mais e com um negócio online, que relatarei a seguir.

9) Comprar um violão novo

Tocar violão é um dos meus hobbies preferidos, até tenho guitarra, que usava mais na época em que tocava em banda (vários anos atrás), mas curto mesmo é o velho e bom violão, muito prático, é só pegar e tocar, sem embromação de amplificador, cabo, pedaleira, etc. Acontece que o meu violão está prestes a atingir a maioridade (18 anos de idade) e, apesar de ele estar inteirasso, penso que está na hora de deixá-lo partir e comprar um violão novo e mais profissa, o que me custará algo em torno de R$ 1.500,00.  Só farei essa aquisição quando alcançar esse montante em renda extra, relatada no tópico anterior.

10) Vender objetos usados não utilizados (Xbox 360, tapete, quadros, malas, computador, celular, etc)

Esses dias estava conversando com uns amigos que estão de mudança de estado e venderam tudo na OLX, o que me deu um insight que preciso fazer isso também com muitas coisas que estão boas para o uso, não estão sendo utilizadas e só entulhando dentro de casa. Além de liberar espaço em casa, também irá gerar uma rendinha extra.

11) Iniciar um negócio online (atualmente tenho 3 ideias viáveis, sendo 1 já iniciada)

Essa é uma meta um pouco mais desafiadora pela questão de arranjar tempo para me dedicar a isso e superar também aquela barreira do medo de iniciar uma empreitada e não ter tempo de abraçá-la adequadamente e/ou sair no prejuízo. Apesar de ser um grande admirador do empreendedorismo, não me considero um empreendedor nato, mas tenho muita conviccção no meu potencial para isso. Atualmente tenho 3 ideias de negócio: 

a) Criar um infoproduto educacional: tenho uma ótima ideia em um nicho bem específico, já até esbocei muita coisa no final do no passado. Esse negócio seria interessante por ser bastante "passivo" (depois de engrenar é claro) e eu trataria de um assunto que gosto muito.

b) Revender produtos importados: essa é uma fórmula nada inovadora mas que ainda pode dar bastante resultado. Tenho um produto em mente que pode dar muito certo, principalmente em 2018. Por eu já usar e ser fã desse tipo de produto, já conheço um fornecedor asiático que tem qualidade altíssima e preço razoável. É um produto que eu poderia vender por cerca de R$ 130,00 e que consigo comprar por algo em torno de R$ 55,00.

c) Prestação de serviço: eu tenho conhecimento e técnicas em uma determinada área de atuação, que não tem nada a ver com meu trabalho, que eu poderia explorar comercialmente. Já faço essa "prestação de serviço" para a empresa da minha mãe (de graça, para ajudar) e dá muito resultado para ela. Poderia expandir oferecendo tais serviços para outras empresas ou pessoas. Essa opção de negócio me deixa receoso pois demandaria muito mais dedicação e tempo, apesar de o serviço poder ser prestado 100% online.

Conclusão

Ficam ai registradas as metas do ano, algumas mais tranquilas, outras mais desafiadoras, e a ideia é fazer um acompanhamento trimestral do cumprimento desses objetivos e ir postando aqui, para não deixar para no fim de 2018 eu perceber que não consegui atingir quase nada. A ideia é ir acompanhando e ir ajustando o ritmo para atingir os objetivos.

Abraços,

Ministro 

18 comentários:

  1. Ótimas metas, MI!

    Quanto ao negócio online, sem dúvidas eu iria pela opção A. A mão de obra inicial pode ser um pouco maior, porém, como vc mesmo disse, acaba se tornando uma "renda passiva".

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Enriquecendo!

      De fato a opção A é a mais escalável. Demanda muito esforço inicial de criação e divulgação, mas depois que se acha o modelo de negócios que funciona, posteriormente é só ir replicando e aperfeiçoando, chegando mais próximo de ser uma renda passiva.

      Abraços!

      Excluir
  2. Excelentes pontos observados hein sr. Ministro.
    EM algumas coisas temos um perfil bem parecido: crescimento mais "tranquilo", contando com uma certa previsibilidade e "aproveitando" para manter a vida em equilíbrio (viagens, saúde, etc).

    Sucesso.
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai FPI!

      De fato, minha opção é por atingir a independência financeira com calma, sem viver uma vida de sacrifícios para chegar lá mais rápido. A palavra que você usou é perfeita: equilíbrio.

      Abraços!

      Excluir
  3. Ótimas metas, Ministro.

    Quanto à instabilidade na bolsa em decorrência das eleições, espero ansioso por ela. Estou desde outubro acumulando uma grana em Tesouro Selic pra comprar ações das empresas que já tenho em carteira por preços "descontados".

    Desejo sucesso com as metas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Concursado!

      Também estou montando uma carteira alvo para aproveitar esse eventual desconto nos preços que a instabilidade das eleições pode nos proporcionar. Mas ainda estou cético com isso, pois tudo pode acontecer bem diferente do que imaginamos.

      Por exemplo se um candidato pró mercado dispara na ponta das pesquisas, ou se a esquerda não conseguir emplacar alguém com nome forte, a bolsa não vai cair. Além disso tem a questão do timing de entrar na hora certa....vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos...

      A propósito, vou te add no blogroll.

      Abraços!

      Excluir
  4. Excelentes metas Ministro.

    Este ano vai ser um ano complicado mesmo. Eleições, copa do mundo.

    Ter renda extras ajudam muito na corrida para a IF. Eu não tenho ainda, mas pretendo.

    Bons investimentos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cowboy!

      Esse ano vai voar!

      Em relação à renda extra, pra nós que trabalhamos o dia inteiro, ainda achar tempo para isso, não é fácil, mas eu acredito que vale a pena. Vou perseguir esse objetivo.

      Abraços!

      Excluir
  5. Bem interessante seus objetivos, principalmente a questão da renda extra. Estou com um pensamento semelhante ao seu, a renda extra é uma excelente maneira de incrementar os aportes. Goste da parte que não vale proventos!

    Abs e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Classudo!

      Renda extra é um objetivo e tanto. Acredito que todo assalariado um dia pensa nisso, de ter uma grana entrando todo dia na conta, e não só no dia do pagamento; de desenvolver uma atividade que dependa 100% (ou quase) dos seus esforços, sem ficar a mercê de uma hierarquia corporativa.

      Abraços!

      Excluir
  6. Espero que consiga alcançar todas as suas metas!

    Também gosto de renda extra, acho que é uma otina maneira de enriquecer.

    Abraço e sucesso em 2018.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu DIL!

      Vamos voar em 2018!

      Não coloquei ai mas minha grande meta em relação à renda extra é a renda extra igualar a renda anual de salário. Pra 2018 é difícil isso acontecer, mas quem sabe nos próximos anos né!

      Abraços!

      Excluir
  7. Sr. Ministro!

    Torcendo para que ao final do ano essas metas sejam ultrapassadas em MUITO!

    Forte abraço meu nobre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai TR!

      Muito obrigado pelas palavras, assim também espero!

      Abraços!

      Excluir
  8. Ousadia e alegria! Isso aí, é o Robinho da finansfera!

    Suas metas são todas bem factíveis, talvez o percentual de gordura é que seja mais desafiador (experiência própria).

    Isso aí, pedala Robinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai DM!

      Realmente procurei colocar metas factíveis, que demandem algum esforço e disciplina, mas que não sejam impossíveis.

      Realmente, baixar percentual de gordura é bem complicado, mas estou comprometido a isso!

      Abraços!

      Excluir
  9. Boa sorte nesse 2018! Espero q consiga todas as metas!

    ResponderExcluir