segunda-feira, 7 de maio de 2018

Aniversário de 1 Ano do Blog "Ministro do Investimento"

 
Sim meus amigos, há exatamente um ano eu começava a minha jornada na blogosfera. Para ser mais preciso, meu primeiro post foi no dia 2 de maio de 2017, e de lá pra cá posso dizer que evolui muito no que tange a investimentos e mindset financeiro.

A verdade é que ninguém começa a investir do nada, sempre existe a influência de alguém, seja um parente, seja um livro, ou mesmo um youtuber. No meu caso, os influenciadores foram os diversos blogs aqui da blogosfera, que embora amadores na pretensão de rentabilizar o conteúdo, são extremamente profissionais quando se trata do conteúdo propriamente dito. Então agradeço a todos que estão compartilhando seus conhecimentos em seus respectivos blogs e a todos que engrandecem os debates comentando aqui no blog, mesmo que anonimamente.

Se você não conhece a blogosfera de finanças, dá uma olhadinha aqui ao lado na lista de "Blogs Parceiros", só gente de qualidade!

Para se ter ideia de como evolui, vamos dar uma olhadinha na carteira do meu primeiro fechamento patrimonial, referente à abril de 2017:


Nessa oportunidade, eu relatei que a partir de 2016 eu adquiri uma consciência financeira maior de poupar mais e evitar comportamentos consumistas, o que fez meu patrimônio aumentar em 30% naquele ano, mesmo "investindo" só em poupança. Também comentei que gostaria de, a princípio, manter esse crescimento de 30% por ano do patrimônio. Bom, vamos ver então como ficou meu patrimônio um ano depois:


O aumento absoluto foi de R$ 52.471,70 e em termos percentuais de 27,7%. Não atingi a marca dos 30% mas chegou muito perto disso. Porém é notável a maior diversificação do patrimônio, com ativos financeiros bem mais rentáveis que a poupança.

Eu também havia estabelecido o objetivo de ter a seguinte alocação de ativos (ex-imóvel): 50% em Renda Fixa, 30% em Fundos Imobiliários, 20% em Ações. Bom, esse é um objetivo que ainda estou um tanto longe de alcançar, estou, hoje, com a seguinte alocação: Renda Fixa (70%), Ações (15%) e FII (15%). Não tenho pressa para cumprir esse objetivo, uma eventual correção mais violenta do mercado pode dar a oportunidade para aumentar no curto prazo a alocação em renda variável. Por enquanto, sigo aportando só em ações e FII, aumentando aos poucos a proporção desse tipo de investimento na carteira.

Lá no meu primeiro fechamento patrimonial eu também delimitei uma meta de rentabilidade de 0,7% ao mês, que, à época, considerei conservadora mas dada a nova realidade de juros e inflação no Brasil, diria que é uma rentabilidade bem aceitável. Essa meta eu cumpri à risca, minha rentabilidade média mensal nos últimos 12 meses, de maio/2017 a abril/2018, foi exatamente 0,7% a.m, conforme abaixo:


Rentabilidade anual de 8,33%

Em relação ao blog, em um ano, foram publicados 57 artigos, média de 4,7 por mês, um número aceitável, mas eu espero escrever mais, quem sabe aumentar essa média para uns 6 ou 7 por mês, claro, tentando não ficar repetitivo ou esgotar a capacidade criativa. Aliás, essa é uma coisa muito interessante de escrever um blog, estamos sempre expandindo nossa capacidade criativa.

Nesse um ano o blog teve cerca de 35.600 visualizações, média de mais ou menos 3.000 por mês, número muito interessante, mas o que acho mais interessante é a participações do pessoal nos comentários, sempre trazendo opiniões construtivas. Outro fato extremamente interessante é que após 1 ano, o Google assumiu a dianteira como a principal fonte de tráfego para o blog.

Então é isso, só para deixar registrado mesmo o primeiro aniversário do blog e o meu agradecimento a todos que nos leem.

Abraços,

Senhor Ministro

contato: mininvestimento@gmail.com

26 comentários:

  1. Parabéns pela diversificação e pelo ótimo retorno anual. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu AA40!

      O retorno não foi espetacular mas foi sim satisfatório!

      Abraços!

      Excluir
    2. Se 27.7% ao ano heavy em RF não é espetacular então não sei o que é. Acho meus 9% bem satisfatórios com 75% RF!

      Excluir
    3. Acho que você entendeu errado, 27,7% foi o crescimento absoluto do patrimônio, a rentabilidade foi de 8,33%, bem semelhante à sua rentabilidade.

      Excluir
  2. Parabéns cara, excelente resultado

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por 1 ano do Blog!

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo aniversário. Seu patrimônio subiu muito.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cowboy!

      Espero que no resultado anual de 2018 eu obtenha crescimento ainda maior.

      Abraços!

      Excluir
  5. Parabéns por 1 ano Ministro!

    Que venham mais!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Inglês!

      Passou rápido! E que venham mais!

      Abraços!

      Excluir
  6. Escrevi um textão ontem e não postou, vixi! Meus parabéns Ministro! Continue na luta. Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu VdC!

      O que importa é a intenção!

      Sigamos em frente!

      Abraços!

      Excluir
  7. parabéns pelo primeiro aniversário. que venham muitos outros.
    sobre escrever bastante: sigo os conselhos do Matheus de Souza, do Linkedin. É importante produzir bastante conteúdo no começo, para treinar a escrita e deixar o blog recheado quando as pessoas visitarem. Mas com o tempo, precisamos focar mais em qualidade do que em quantidade.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Vida Rica!

      Realmente o que você diz faz todo sentido, de fato regularidade sem qualidade de nada adianta.

      Abraços!

      Excluir
  8. Não conhecia seu blog Ministro, parabéns pelo 1 ano de blog!

    Seu patrimônio realmente está muito bom, daqui a alguns anos eu chego nesse patamar, rs. Bela evolução!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa seja bem vindo Jovem!

      É isso ai, de grão em grão a galinha enche o papo, o importante é estar sempre aportado que o crescimento vem naturalmente.

      Abraços!

      Excluir
  9. Se você está procurando apartamentos de alto padrão na praia, conheça a Riviera de São Lourenço. Um ótimo lugar para investimentos! Acesse: www.pratesimoveisriviera.com.br

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Ministro!

    Se puder adicionar meu blog em sua lista, ficaria agradecido.

    https://economistavisual.com/

    Abraços e bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Economista!

      Opa, vou dar uma olhada no seu blog e adiciono sim.

      Abraços!

      Excluir
  11. Muito bom, Ministro! Quem venham vários anos e muito patrimônio contabilizado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Ministro, excelentes resultados, gosto muito dos seus artigos, aprendi um bocado com eles, agradeço pelo conteúdo.

    Dei uma sumida da blogosfera mas aos poucos estou retornando, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Programador, obrigado pelos elogios!

      Realmente você deu uma sumida, às vezes um período sabático do blog faz bem para voltarmos com a criatividade mais aguçada e mais conhecimento acumulado para compartilhar!

      Abraços!

      Excluir