terça-feira, 2 de maio de 2017

Foi Dada a Largada do Milhão!


Então esse é o começo do fim!

Inicia-se aqui mais um blog na Blogosfera de Finanças. Meu objetivo aqui é compartilhar um projeto que está se iniciando de conquistar a independência financeira. Embora eu já tenha passado dos 30 e ganhe um salário razoável, alcançar a independência financeira por meio de renda passiva nunca foi algo a que eu havia atentado. 

Na verdade sempre fui controlado financeiramente, entretanto nunca me preocupei em investir corretamente os recursos poupados, simplesmente enfiava tudo na poupança, mesmo sabendo que não era a melhor opção. O comodismo sempre me impediu de parar e estudar a melhor forma de aplicar meus recursos.





Entretanto, em algum momento de 2016 conheci a Blogosfera de Finanças e tudo começou a mudar. Aos poucos comecei a mudar meu entendimento sobre a forma como eu estava tratando meu dinheiro e principalmente comecei a vislumbrar, acreditar e almejar alcançar a tão aclamada independência financeira. Ver “pessoas normais” multiplicando seus patrimônios e trocando experiências de investimento me motivou a adotar uma atitude diferente em relação às minhas finanças. Desde então tenho estado mais atento as minhas finanças, controlando e economizando mais, mas só agora vou começar a aplicar o dinheiro de uma forma mais eficiente.

Minha porta de entrada nesse mundo foi o Blog do Pobretão, me divertia muito com seu humor ácido e sua forma politicamente incorreta de escrever, mas me incomodava a sua frugalidade extrema, misoginia exagerada e o vitimismo/derrotismo dele e de boa parte de seus seguidores nojentos.

Entretanto, tenho notado um certo “amadurecimento” da Blogosfera de Finanças, muitas postagens interessantíssimas, tratando não só de finanças mas também de experiências pessoais muito enriquecedoras. Isso misturado ao humor peculiar dos diversos blogueiros tem contribuído muito para o desenvolvimento dos blogs de finanças. 

Iniciei esse blog basicamente por três razões:

a) Compartilhar e trocar conhecimentos e experiências (principalmente em relação à finanças mas eventualmente com alguma discussão de assuntos pessoais) com os colegas da Blogosfera e leitores avulsos, como eu era.

b) Compartilhar meus primeiros passos como investidor, tentando assim inspirar outras pessoas que por comodismo não pensam melhor suas finanças e seu futuro financeiro. Invariavelmente assumirei uma posição mais conservadora no início, mas aos poucos pretendo fazer investimentos mais agressivos.

c) O blog também servirá para que eu mesmo me discipline em acompanhar minha carteira e tomar as decisões que precisam ser tomadas em relação a ela.

Por hoje é isso. Na próxima postagem vou falar sobre o meu patrimônio financeiro e quais meus planos e objetivos para multiplicar os pães.

Abraços,

Ministro

18 comentários:

  1. Buenas, Ministro! Seja bem-vindo!!! Eu inicie meu blog há pouco mais de um ano e praticamente pelos mesmos motivos que você!

    Vou acompanhar.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Investir, te acompanhando também!

      Nesse momento de decidir aonde alocar recursos o exemplo de outros blogueiros vai ser fundamental!

      Vou te add no Blogroll!

      Abraços!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Valeu Cowboy! É nóis na corrida pela IF!

      Vou te add no Blogroll, fico grato se puder fazer o mesmo!

      Abraços!

      Excluir
  3. Olá Sr. Ministro!

    Seja muito bem vindo..

    Acredito que a decisão de montar o blog e participar ativamente das conversas/debates/postagens irá ensinar muitas coisas boas para o seu crescimento de patrimônio.

    Adicionado ao meu blogroll.

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Valeu VC1KK!

    Essa é minha expectativa, trocar experiências e aprendizados para todos crescermos juntos!

    Também vou add você no blogroll!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Vida longo ao blog, muitos começam um blog, más logo desistem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Betão!

      Verdade, manter um blog exige alguma dose de disciplina e criatividade, mas eu cheguei pra ficar!

      Vou tentar postar 2x por semana.

      Se puder me add no seu blogroll fico grato, vou te add também!

      Abraços!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Valeu Maestro! Tamo junto nessa empreitada!

      Vou acompanhar seu blog!

      Abraços!

      Excluir
  7. Legal Ministro, muito bom ver gente nova enriquecendo a blogosfera.

    Eu comecei meu blog recentemente também. Tá difícil atualizar devido a compromissos sem fim na vida offline, mas estamos aí! =D

    Força na caminhada e vamos em frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai IW!

      Cara, o mais difícil é começar, pelo menos demos o primeiro passo!

      Mas confesso que não esperava que escrever um artigo de qualidade demandasse tanto tempo. Mas é algo prazeroso e essa comunidade aqui se ajudando estimula mais ainda!

      Vou acompanhar seu blog!

      Abraços!

      Excluir
  8. SM,

    Já te add na minha blogroll. Exatamente os mesmos motivos que comecei o meu blog e começamos praticamente no mesmo período haha

    Abraços do BnA
    Brasileiro na Arábia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nóis BnA!

      Realmente começamos muito próximos, mas se você continuar no ritmo atual de aporte, vou comer poeira rapidinho! kkk

      Abraços e sucesso!

      Excluir
  9. Ministro,

    O pobretão foi um marco da internet e especialmente da finansfera brasileira.
    Uma pena que se foi, mas influenciou e atraiu muita gente - como vc e eu hehehehe

    abraço e tamo junto na busca da IF!
    PD7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, pro bem ou pro mal, o Pobretão marcou época na blogosfera de finanças e influenciou muitos blog que estão hoje ativos.

      Realmente a "partida" ele foi uma pena, mas abriu espaço para uma blogosfera mais madura, mais focada em finanças e desenvolvimento pessoal, e menos em "machismo x feminismo".

      Abraços!

      Excluir