segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Fracasso nos Concursos, Sucesso nos Negócios



Hoje vou contar uma história da vida real, a história de um amigo próximo, a quem vou chamar de Acássio. Felizmente, essa não é uma história de uma pessoa que se afundou em dívidas e gastança, pelo contrário, é uma história de sucesso, mas que demorou tempo demais para ser concretizada por teimosia, medo, ou sei lá o que.

Acássio é mais um dos milhares que quando diante da ficha do vestibular não sabia bem que curso preencher e acabou tendo a "brilhante" ideia de cursar Administração. Na verdade ele sempre falava que queria abrir um bar, não sei se queria mesmo ou criou essa ideia para justificar a sua escolha de curso.

Depois de formado os planos de abrir um bar nunca saíram do papel. Ele tornou-se mais um graduado em Administração procurando um emprego qualquer já que esse curso não fornece qualquer foco ou especialização em uma área.

Após passagens por alguns empregos, sem sucesso, decidiu que o melhor caminho seria estudar para concursos, pois com os bons salários que ele ia ganhar seria possível fazer um pé de meia para abrir sua empresa com segurança. O problema é que apesar do investimento feito em materiais e cursinhos, os resultados não vieram como esperado.

Na verdade foram muitas reprovações seguidas. Não sei ao certo, mas foram pelo menos 7 anos dedicados aos estudos para concurso, sem trabalhar, e os resultados não vinham. Nem uma nomeação sequer. Nem na prefeitura de Tangamandápio. Certa vez tive uma conversa com ele pra dar umas dicas de estudo e percebi que ele, apesar dos anos de estrada de concurseiro, ainda cometia erros primários na sua preparação, e por mais que eu o aconselhasse, ele era teimoso demais para aceitar.

Certamente as cobranças já estavam pesando nas costas dele, mais de 30 anos nos "coro", sem trabalho, sem renda, morando com os pais, namorada já dando aquela pressão pra casar, e um fracasso atrás do outro nos concursos. Eu via essa situação e sempre pensava: "se a intenção era passar em um concurso para juntar dinheiro e abrir uma empresa, por que diabos não pular a etapa do concurso e já ir direto para o objetivo principal que era a empresa?".

Depois de muitos anos acho que ele resolveu finalmente fazer essa simples reflexão. O cara passou tanto tempo bitolado nesse objetivo "concurso" que acabou se fechando para o mundo de possibilidades que há por ai. Depois dessa reflexão, Acássio não só chegou a conclusão de que concursos não eram pra ele, como decidiu abrir seu negócio. Ai você pode perguntar: com que dinheiro ele abriu esse negócio? Afinal, ele queria passar em um concurso para ter segurança financeira para abrir sua empresa. Bom, eu não sei ao certo mas suspeito que o sogrão deu uma força, mas quer saber, isso não importa. Quem quer empreender de verdade e acredita na ideia, arranja o dinheiro de alguma forma, foi o que ele fez.

Acássio não abriu um bar, mas sim uma loja de móveis, que fez tamanho sucesso que já inaugurou a segunda loja, que eu tenho certeza que também será muito bem sucedida.

Moral da história? Essa é uma história que deixa muitas lições e morais, depende do ponto de vista, mas eu diria que a lição que fica é que de tempos em tempos precisamos parar tudo, se conectar com nós mesmos (pode ser num retiro espiritual, num spa, num fim de semana na serra, num passeio de barco, etc) e nos questionarmos: "o que estou fazendo da minha vida? Para onde estou indo? Onde vou chegar? Onde eu quero realmente chegar?"

Abraços,

Senhor Ministro

17 comentários:

  1. Acho que essa história do seu amigo é muito comum.
    Tem muita gente que já entra na faculdade pensando em concurso, principalmente os estudantes de Direito.

    Ultimamente parece que a questão do empreender vem sendo tratada como uma moda ou algo revolucionários, em parte graças a palestrantes motivacionais e sua divulgação especialmente pelo Youtube e redes sociais.
    O que deve haver é equilíbrio, concurso público é uma opção, mas não pode ser a única, do mesmo modo que empreender é uma opção e também não deve ser a única. Mesmo porque nem todos tem perfil pra concurseiro ou empreendedeor.

    Eu estudei ADM e so servidor público, entrei no serviço porque foi uma oportunidade que apareceu na época nunca fui concurseiro, caso contrário provavelemente seria hoje funcionário privado.
    ADM aliás se for feita em boa faculdade e/ou com boa especialização pode ser sim uma faculdade pra abrir muitas portas, mas só um pequeno número de pessoas que vão a fundo nisso.
    O setror bancário/financeiro tem ótimas carreiras em termos de remuneração para pessoas que começaram em ADM ou Economia.

    Pra finalizar, concurso tem muito de loteria por mais que os entsiastas digam o contrário. Já fiz concurso sem estudar e fiquem em nono, deve ter tido muita gente qe estudou bastante e ficou pra trás. Faz parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Anon!

      Assim como tem muitos "Gurus" no mundo do empreendedorismo, também tem um bocado no mundo dos concursos, e todos dizem basicamente a mesma coisa: "acredite, você é capaz, não desista, etc".

      Muita gente vai na onda dessa galera e acredita que realmente só se é feliz empreendendo ou passando num concurso e vai persistir nesse objetivo até o fim da sua vida. A ideia é justamente isso que você colocou: não existe só um único caminho ou o melhor caminho. No caso do meu amigo, ele mergulhou tanto nos concursos, que passou a ver aquele como o único caminho de dar certo...

      Essa questão de concurso ser loteria, acho equivocado. Para passar num concurso precisa de muito preparo e, logicamente, sorte. Sorte de cair na prova o que você sabe e sorte de você lembrar o que estudou. Assim como para ter uma empresa de sucesso também precisa de sorte. Normal.

      Quanto ao curso de ADM, não é um curso de todo ruim, mas por não fornecer uma formação especializada numa área, acaba caindo numa vala comum de empregos para nível superior.

      Abraços!

      Excluir
    2. Pois é Ministro...
      Com relação a loteria não quis dizer que passar num concurso é algo apenas lotérico. Não é.
      Se a pessoa não tiver a menor condição dificulmente passará, mas por outro lado, horas a fio estudando também não são garantia de nada.
      O cara pode ser esforçado, aí ele faz um desses consursos com 1 ou 2 vagas e qualquer bobeira ele dança.
      Ficou muito nervoso, cansado etc, tudo pode ser motivo pra perder pontos preciosos.
      Um cara tranquilão pode ter mais probabilidade de passar que um estudioso pressionado.

      Hoje temos uma politização e gourmetização de qualquer tipo de assunto.
      Tenho a impressão que querem tornar até as decisões e discussõeam mais banais em algo requintado, político e/ou filosófico, acho um exagero isso.
      Exemplo: Minimalismo e investimentos em Renda Fixa (quer coisa mais banal que Renda Fixa?) sendo tratados como assuntos sofisticados e não são.
      Tudo isso se deve a vida virtualmente conectada que temos atualmente.

      Excluir
  2. Nobre Ministro, a profissão concurseiro é apenas uma desculpa dos nem-nem, jovens que nem estudam, nem trabalham.

    A maioria apenas finge estudar, mentindo pra família e pra si mesmo, pra justificar o próprio ócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Concursado!

      Realmente eu também percebo isso. Tem muita gente se enganando de concurseiro quando na verdade só querem uma desculpa para fugir das responsabilidades da vida.

      Abraços!

      Excluir
  3. Fala Ministro!

    Bela reflexão man! Precisamos de vez em quando parar e pensar o que estamos fazendo.

    E como bem disse ao anom, não existe apenas um caminho ou o melhor caminho...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Inglês!

      A vida tem que fazer sentido né! E só nós sabemos que sentido é esse!

      Abraços!

      Excluir
  4. Cara, esse lance de concurso público é algo que não consigo digerir. Não consigo passar 30 minutos fazendo alguma coisa que não considero lógico, imagina ficar anos da minha vida decorando (prova = decoreba, esquece a palavra estudo) um monte de groselha que nunca vai ser útil pra mim ou então que eu não tenho o mínimo interesse.

    Sem contar que ir bem em uma prova de decoreba é totalmente diferente de ser capacitado a exercer determinada função. Nunca me esqueço, o primeiro colocado da minha turma na faculdade (federal) era burro que nem uma porta. Passou porque, depois de anos, conseguiu pegar a manha do vestibular. Não deu outra, tomou bomba atrás de bomba.

    Foi o que vc disse, temos um mar de possibilidades e vamos investir nosso precioso tempo na mediocridade de decorar coisas inúteis pra buscar "estabilidade". Difícil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Enriquecendo!

      Cara concurso não é bem assim como você pinta. Primeiro ponto é que um emprego público é essencialmente a mesma coisa que um emprego numa empresa privada: tem que trabalhar 8h por dia, você tem chefe, e ganha um salário fixo no fim do mês.

      A diferença é o método de seleção: em um temos o concurso público, no outro uma entrevista ou um processo seletivo. Ambos os métodos de seleção tem falhas, mas eu tendo a acreditar que um concurso público de alto nível é um filtro bem melhor que essas dinâmicas idiotas que têm por ai.

      Além disso, não dá para ser bem sucedido num concurso de ponta por meio de decoreba. São editais gigantes, com matérias complexas, se não aprender de verdade, não passa, tanto é que já tem uns 5 ou 6 anos que não estudo para concurso mas ainda lembro de muita coisa, não porque decorei, mas porque aprendi.

      Claro que é foda ter que estudar uma ou outra matéria que não gostamos ou que nunca serão utilizadas na vida profissional, mas faz parte da peneira para escolher os melhores.

      Mas realmente eu não entendo essa galera que passa anos e anos estudando buscando o "sonho" de ser servidor público. Na minha visão o concurso é apenas um processo seletivo para um emprego e não um meio de vida ou um portal para outra dimensão.

      Abraços!

      Excluir
  5. excelente post!

    concurso público é pra quem tem muita paciência e método.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Scant!

      Alguma paciência e método é de fato necessário, mas longe de precisar anos a fio de estudo para ser bem sucedido.

      Abraços!

      Excluir
  6. Eu quero é surfar, comprar um veleiro e sair por aí pelo mundo.
    É pedir muito?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Frugal!

      Tudo tem sua hora hehe

      Certamente fazer isso tendo uma boa "base" construída é muito melhor do que dar uma de aventureiro!

      Abraços!

      Excluir
  7. Muito bom post, Ministro. Infelizmente temos essa distorção no Brasil, que faz boa parte do pessoal capacitado sonhar a panacéia de conseguir vaga em concurso público. O empreendedorismo acaba sendo um último recurso, caso todo o resto não dê certo. Abraço do DM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o valor "segurança" é muito almejado pelo brasileiro em geral, o que faz com que a procura por concursos públicos seja muito maior que o empreendedorismo.

      Abraços!

      Excluir
  8. É por essas e outras que meu filho de 17 anos que ser empreendedor. Acredito que umas das "motivações" para isso seja o exemplo do pai. Não, eu não sou empreendedor, eu sou formado em engenharia e até agora nada de resultados concretos, apenas promessas!
    Ele começou a empreender no ano passado, vendendo lanches nos horários de intervalo na escola, iniciou com apenas 40 reais e poucos dias depois já estava faturando mais de 100. Agora ela já fatura bem mais que isso, e até já deu entrada num terreno para em breve iniciar a construção de sua casa. Estes dias sentei para conversar sobre outras formas de ganhos e o mesmo já se interessou e estará abrindo uma conta na corretora para adquirir algumas ações e FII. Confesso que fiquei muito feliz com as atitudes de meu filho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Lavando a Jega!

      Cara, que atitude massa do seu filho, você deve se orgulhar demais dele!

      Eu com certeza ficaria muito mais feliz de ter um filho agindo assim do que um que queira estudar para concursos.

      Abraços!

      Excluir