quarta-feira, 11 de abril de 2018

Escândalo: M. Dias Branco Envolvida na Lava Jato. Oportunidade ou Ameaça?


É senhores, se tem uma coisa que a Lava Jato tornou (e ainda está tornando) explícita para o Brasil é a relação promíscua entre iniciativa privada e poder público. Grandes empresários, com grandes histórias de vida, donos de patrimônios bilionários flagrados em relações espúrias com agentes políticos.

As empreiteiras são o caso mais clássico pois sobrevivem de prestação de serviços ao poder público, por isso estão muito mais expostas à corrupção e negociatas diversas. Mas hoje, dia 10/04/2018, a Polícia Federal, no bojo da Operação Tira-Teima, cumpriu mandado de busca e apreensão em Fortaleza, na sede de uma das empresas que eu mais respeito (ou respeitava): M. Dias Branco (MDIA3). A suspeita é que a companhia esteja envolvida em pagamentos de propina para o senador Eunício Oliveira, atual presidente do Senado, ou seja, a coisa ainda vai esquentar!




Se você não conhece, a M. Dias Branco é a maior fabricante de massas e biscoitos do Brasil e uma das maiores do mundo. É uma companhia com história muito interessante, que começou em 1936 quando o português Manuel Dias Branco inaugurou em Fortaleza a “Padaria Imperial”. A M. Dias Branco já está na sua 3ª geração de sucessão familiar com sucesso.

Ainda não se sabe muitos detalhes sobre essa operação, mas porra, ninguém tá limpo nesse país. Empreiteiras (Odebrecht e cia), indústria farmacêutica (Hyper Pharma), concessionária de rodovias (Ecorodovias), indústria de massas e biscoitos (M Dias Branco), empresas de carne (BR Foods, JBS e cia.),  bancos (Santander, Safra e Itaú), e por ai vai, todos envolvidos em operações policiais relacionadas à corrupção passiva e ativa.

Isso mostra que esse Estado dominante sobre a iniciativa privada não é sustentável, alimenta a corrupção e prejudica a livre concorrência.

Mas voltando a falar da M. Dias Branco...me corrijam se eu estiver errado, mas trata-se de uma das melhores companhias listadas na Bovespa, com resultados excelentes nos últimos anos, crescimento constante e ganhou especial destaque com a recente aquisição da Piraquê, o que irá contribuir para maior penetração nos mercados do Sul/Sudeste. Venha falando dela há tempos, inclusive.

Tudo isso fez com que a cotação de suas ações tenha obtido crescimento significativo nos últimos tempos, principalmente do início de 2016 pra cá. Recentemente a ação chegou a superar os R$ 60,00. Porém com toda essa agitação relacionada a essa operação policial, a MDIA3 fechou o pregão com queda de 4,4% cotada a R$ 47,15. 

A verdade é que a companhia foi lançada no "seleto" rol de envolvidas em escândalos de corrupção, porém seus resultados e fundamentos não mudaram, continuam ótimos. Dito isso, seria essa uma oportunidade para comprar na baixa, apenas observar aguardando mais informações ou se preocupar efetivamente com o futuro das ações e da própria companhia?

Eu sinceramente estou bem propenso a acreditar que se trata de uma boa janela de oportunidade de compra, e você?

Abraços,

Senhor Ministro

Contato: mininvestimento@gmail.com



21 comentários:

  1. Fala Ministro!

    Gosto bastante dessa empresa. Pode surgir uma janela mesmo, vamos ver.

    Só é triste ver cada dia mais empresas envolvidas. Ai você começa a pensar, será que alguma se salva?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Inglês!

      Também gosto da MDIA, ao meu ver trata-se de uma janela de oportunidade também.

      Pois é, o Brasil não é para amadores, infelizmente forma-se um ciclo vicioso de as empresas precisarem impedir que o Estado as atrapalhe, mas ao mesmo tempo caem na tentação de usar o Estado a seu favor para garantir uma reserva de mercado ou vantagem indevida.

      Abraços!

      Excluir
  2. de olho!

    vejo como oportunidade de investimento (e eu não sabia o porque do preço está derretendo hhehee)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é fiquei sabendo por acaso também...

      Essa operação não ganhou tanto espaço na mídia, mas ainda vem mais coisa por ai...estamos falando de possível envolvimento do Presidente do Senado...

      Excluir
  3. Teria que aguardar a abertura do inquérito pra saber qual o real teor das investigações. Mas eu acho a princípio que o negócio da MDIA não vai ser muito impactado. Eles operam toda a cadeia produtiva.

    Se dependessem de fornecedores de matéria-prima e outros insumos, talvez a situação seria diferente...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Wannabe,

      A MDIA me parece ser sólida o suficiente para superar esses percalços, além disso, se fosse algo mais sério envolvendo a companhia, teriam sido expedidos mandados de busca e apreensão ou até de prisão para os seus gestores.

      Pode ser que o material apreendido nessa operação seja subsídio para o aprofundamento das investigações sobre o envolvimento da companhia, aí sim a coisa pode ficar mais feia pra MDIA3.

      Abraços!

      Excluir
  4. Mas que p*rr*! é a única empresa na qual eu ainda invisto na bolsa! Vamos ver, quero crer que é uma oportunidade pra aumentar a posição, pois ainda continua sendo uma empresa bem gerida, apesar de tudo.
    Tá complicado, cada dia que passa fico com mais vontade de fazer all in em FII´s.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o mais sensato é buscar uma diversificação maior, não menor.

      Inúmeros FIIs têm sujeira tbm.

      Excluir
    2. Tá foda mesmo, até tu MDIA!

      Diria que ações e FII tem propósitos diferentes, sendo mais adequado manter uma diversificação entre essas duas modalidades de investimento. Até porque, como o Concursado destacou, pode ter sujeira nos FII também, até hoje não estourou nada, mas vai que acontece!

      Além disso o FII tem um risco sistêmico bem mais elevado que as ações. Quando se investe em ações, você investe em muitos segmentos diferentes, em companhias sujeitas à regulações e mercados muitos diferentes. Em se tratando de FII, estamos investindo basicamente em imóveis, embora haja segmentos distintos de imóveis, no fim das contas, são todos imóveis.

      Abraços!

      Excluir
    3. Por enquanto a MDIA ta fechando o dia em alta. Vai entender.

      Excluir
  5. Olá, Nobre Ministro.

    A coisa é complicada. Com o Estado hiper-regulador que temos, as empresas se veem obrigadas e fazer manobras à margem da lei.

    Por enquanto, acho que esse fato isolado não tem o condão de afetar o potencial da MDIA. Se a tendência de queda se confirmar, meu próximo aporte será direcionado a ela, pelo menos para completar o lote.

    De qualquer forma, fica a indignação de vermos tanta lama espalhada.

    Nada podemos fazer. Se formos deixar de aportar em todas as empresas envolvidas em algum escândalo, não sobraria nada. Teríamos que guardar dinheiro embaixo do colchão (e olha lá se a Ortobom tbm não tem algum esquema).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Concursado,

      Mas o problema é que inicialmente as empresas podem até ser "obrigadas" a fazer manobras, mas depois de um tempo elas passam a ver esses acordos políticos como diferencial competitivo, e ai o ciclo da corrupção não tem fim, só termina com prisões e escárnio público.

      De fato, por a MDIA ser uma empresa de muita envergadura e com muita gordura pra queimar, acredito que os resultados da companhia não serão afetados e ainda permanecerá sendo um ótimo investimento. Mas vamos acompanhar o desfecho dessa investigação.

      Também penso em aportar mais nela (apesar de eu já ter uma exposição nela bem acima do recomendado), vamos aguardar.

      Abraços!

      Excluir
    2. Se eu já tivesse atingido o percentual estabelecido nela, não aumentaria posição, somente aguardaria o desenrolar.
      Como eu ainda estou bem abaixo (1,8% frente a 5% objetivo), devo aportar nela mês que vem.

      Excluir
  6. graficamente tá num mega suporte...eu compraria agora..isso geralmente nao dá em nada como o Little Temer vide a propria JBS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante essa opinião "gráfica"...

      Também acho que não vai dar em nada de muito impactante para a companhia....

      O dedo tá coçando para fechar pelo menos um lote de MDIA3...(faltam 25 ações)

      Excluir
  7. Pra holdar é excelente.
    Sempre comprei ela e grendene.
    Tb era sócio da Coelce.

    Ceará manda bem demais na bovespa.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Frugal!

      Com certeza ótimas companhias para ser sócio!

      Inclusive a Coelce foi um dos destaques do meu levantamento sobre o setor elétrico:

      http://ministrodoinvestimento.blogspot.com.br/2018/02/as-melhores-acoes-do-setor-eletrico.html

      Abraços!

      Excluir
  8. fundo duplo fazendo fundo romepndo 45 eu entro forte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até tentei enxergar esse "fundo duplo" mas não consegui não. Esse negócio de trade não é comigo.

      O que importa é que os fundamentos da companhia permanecem sólidos. Aposto minhas fichas que após a divulgação dos resultados do 1T2018 as ações MDIA3 vão ter uma recuperação forte.

      Excluir
  9. Se a Lava Jato fuçar tudo o Brasil vai parar... infelizmente é isso.
    Mas sobre compra ou não da MDIA3 eu sigo meu esquema. Tenho ela em carteira e compro o que está mais atrás. Se ela for a que minha planilha mandar comprar compro sem ressalvas porque os fundamentos ainda estão bons. Nem vejo a cotação, compro e pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você.

      Esse tipo de situação que causa "risco de imagem" é uma boa oportunidade para comprar boas empresas a preços atrativos, depois de um tempo o escândalo é esquecido e o que prevalecerá é a capacidade de a empresa continuar crescendo e entregando lucros aos seus acionistas.

      Abraços!

      Excluir