Bom, esse mês apesar de ser o fechamento anual, vou fazer algo bem protocolar, com intuito de manter acesa a chama do acompanhamento patrimonial. O motivo é que estou de férias, não na minha casa, e como estou sem notebook, fico um pouco sem opções para escrever tranquilamente. Além disso, férias é um momento em que naturalmente nos permitimos ficar mais preguiçosos, o que afeta diretamente a criatividade para escrever coisas aqui.
FESTAS DE FIM DE ANO
As festas de fim de ano foram legais, bom estar perto da minha família. A família com quem tenho mais convivência é bem enxuta (menos de 20 pessoas, incluindo pais, avós, tios e primos), então dá pra ter uma convivência bem razoável com todos.
O destaque foi o reveillon, em que fiquei em uma praia incrível, numa casa com vista pro mar, há uma distância de cerca de 50 metros da praia. Isso sim é vida hehe
SÉRIES
Me permiti assistir um pouco mais de televisão, estava querendo há tempos ver algumas séries na Netflix. As que eu vi e que recomendo demais são as seguintes:
- Manhunt: Unabomber
- O Justiceiro
CARTEIRA
Esse mês o aporte foi de cerca de R$ 1.500,00, o valor está parado na conta corrente.
O aporte foi bem menor que o habitual por dois motivos: a) despesas de dezembro costumam ser maiores b) meu cartão de crédito estragou e não tive tempo de pedir uma 2ª via antes de viajar, de forma que estou comprando tudo no débito. Isso faz com que o que eu pagaria apenas na fatura de janeiro, já seja debitado da minha conta. Por outro lado, a fatura de janeiro vai vir praticamente zerada, o que vai dar uma turbinada no meu aporte no primeiro mês do ano.
Os valores a seguir foram extraídos no dia 29/12:
A carteira ainda está muito pesada na renda fixa, principalmente pelo alto valor que tenho na poupança. Já está nas metas de ano novo diminuir esse saldo da poupança alocando em outros investimentos.
Já a rentabilidade ficou da seguinte forma:
Em dezembro as ações decolaram, compensando as quedas anteriores. No acumulado do ano todos os investimentos performaram razoavelmente bem, com destaque para os Fundos Imobiliários, em que comecei a investir em agosto e já entregaram mais de 16% de rentabilidade, além dos proventos.
Então é isso, já tenho algumas coisas engatilhadas para escrever esse mês, relacionadas às perspectivas para o ano. Tão logo eu retorne para casa, vou sentar e tirar as ideias do papel.
Abraços,
Ministro
Bom crescimento patrimonial.
ResponderExcluirAbraço e feliz 2018.
Valeu DIL
ExcluirAbraços e feliz 2018
Fala Ministro!
ResponderExcluirEm velocidade de cruzeiro, o patrimônio vem crescendo constantemente.
Parabéns e um ótimo 2018 para você!
E ai TR!
ExcluirPois é, a constância é importante para manter o compromisso com os planos de longo prazo.
Abraços e um excelente ano pra você
Fala Ministro!
ResponderExcluirFeliz 2018 man! E que o patrimônio cresça constantemente!
Valeu Inglês!
ExcluirUm ótimo ano pra você também!
Excelente Ministro!
ResponderExcluirParabéns pelas conquistas desse ano.
Que 2018 seja ainda melhor!
Abc
E ai FPI!
ExcluirMuito obrigado e um grande ano novo pra.você também
Ministro,
ResponderExcluirFique de olho nos FII, juros baixos podem prejudicar um pouco.
Abraço e bons investimentos em 2018
E ai BPM!
ExcluirDe fato, é preciso estar de olho nos FII. Entretanto já há expectativa no mercado de crescimento dos juros, o que pode dar uma boa oportunidade de comprar FIIs de papel mais baratos agora, com os juros baixos, com tendência de crescimento dos proventos se, de fato, os juros subirem.
Abraços e um excelente 2018 pra você!
8% é um número bom para uma carteira conservadora/moderada como a sua! Muito bom!
ResponderExcluirValeu AA40!
ExcluirRealmente em 2017 eu fiz a base da minha carteira de forma bem conservadora, espero em 2018 fazer investimentos mais arrojados e obter uma rentabilidade melhor.
Abraços!