quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Flanelinhas Usando Técnica de Marketing Para Faturar Alto!



Recentemente tive que fazer um trabalho externo, num local onde que estacionar o carro é bem complicado. Como eu estava chegando um pouco mais tarde, por volta de 09:30h a 10h, nesse horário já não havia mais vagas disponíveis há uma distância razoável do prédio. Mesmo assim. todos os dias eu entrava num estacionamento de frente ao prédio na esperança de achar uma vaga, e um senhor e seu filho, que guardavam os carros ali, sempre eram bem simpáticos e ofereciam que eu estacionasse o carro em fila dupla, e deixasse a chave com eles, que se encarregariam de conseguir uma vaga pra mim, uma espécie de serviço de manobrista.

Nos primeiros dias neguei a oferta deles e estava estacionando o carro beeeem longe (não há oferta de garagens privadas nas redondezas). Entretanto, certo dia estava apressado, quase atrasado para um reunião, e decidi que ia aceitar a oferta do senhor e seu filho. Estacionei o carro em fila dupla e deixei a chave com eles. Às 12:30 fui checar o carro e ele já estava estacionado bonitinho numa vaga. E o melhor de tudo: o serviço de "manobrista" foi gratuito!

Tendo atestado que os guardadores eram boas pessoas, passei a estacionar todos os dias com eles. Quando eu chegava lá já era recebido com "bom dia dotô, pode deixar o carro ali" e apontava onde eu deveria parar o carro. Em seguida eu lhe entregava a chave e no fim do dia pegava de volta, com o carro já estacionado numa vaga "regular". Tudo gratuito (sem moedinhas) e com muita simpatia.

Certo dia, após estacionar o carro em fila dupla e deixar a chave com o senhor, ele perguntou se eu gostaria que meu carro fosse lavado: R$ 30,00 dentro e fora. Como o carro estava relativamente sujo, eu aceitei a proposta, tanto para ter o benefício de ter o carro limpo a um preço razoável, como retribuir pelos "serviços" de manobrista que me foram prestados por vários dias.

Foi ai que eu percebi a sacada dos flanelinhas: se eles utilizassem o método tradicional de abordagem, estacionar o carro dos clientes e pedir umas moedinhas em troca, além de aborrecer diariamente as pessoas, eles receberiam uma quantia não muito relevante de dinheiro. Entretanto, eles optaram por outro "modelo de negócio": estacionam os carros das pessoas gratuitamente e, vez ou outra, oferecem seus serviços de lavagem, principalmente quando notam os carros sujos. As pessoas, assim como eu, agradecidas pelos serviços prestados gratuitamente e desejando um carro limpo sem precisar se deslocar até um lava jato, aceitam a oferta e assim passam a entrar nos bolsos dos flanelinhas não mais moedinhas, mas notas de R$ 10, R$ 20, R$ 50.

Embora os flanelinhas não saibam, eles estão utilizando um dos gatilhos mentais mais poderosos do marketing: reciprocidade. Resumidamente, esse gatilho mental funciona assim: quando alguém lhe oferece algo de valor gratuitamente, você, inconscientemente, tende a querer retribuir a esse favor.

Reciprocidade

Essa técnica é muito utilizada no marketing digital, em que uma empresa ou pessoa lhe oferece um ebook (ou qualquer outro formato de conteúdo) maravilhoso gratuitamente, basta deixar o seu e-mail. Depois disso, a mesma empresa/pessoa ainda manda mais conteúdo de valor gratuitamente para o seu e-mail. Até que, depois de um tempo, vem a oferta de venda. Você já está tão envolvido com aquele conteúdo, e de certa forma grato por tudo que aprendeu gratuitamente, que decide investir no curso completo. Não funciona com todo mundo, claro, mas, estatisticamente, o percentual de conversão de uma venda dessa forma é muito maior do que simplesmente já chegar fazendo a oferta de venda.

Se o flanelinha tivesse me oferecido, de cara, o serviço de lavagem, talvez eu não tivesse aceitado. Porém, o gatilho mental da reciprocidade foi extremamente eficaz, e acabei aceitando o serviço sem pensar duas vezes. Talvez se a lavagem fosse R$ 50,00 eu teria aceitado de qualquer forma, pois o meu valor percebido sobre os serviços que eles estavam me prestando estava elevado.

É por isso que sempre digo que, em qualquer profissão, é preciso dominar a arte da persuasão e de vendas. Muita gente acha que saber marketing ou vendas é coisa para vendedore(a)s de lojas (na verdade a maioria deles são chimpas que não sabem nada de vendas). Dominar esse tipo de técnica pode ser o pilar fundamental para o sucesso ou fracasso de um projeto ou negócio.

Abraços,

Senhor Ministro

7 comentários:

  1. muito bom!
    Vou tentar usar isso com mulheres

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    1. kkk

      Conquistar mulheres não deixa de ser um processo de venda, então certamente funciona também!

      Abraços!

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  2. Olá Ministro,

    Eu não sou muito fã de flanelinhas desses que pedem moedas. Os que levam os carros acho que eles estão tentando ganhar dinheiro sem fazer raiva os motoristas.

    Você é de Brasilia-DF? Fila dupla é comum aqui.

    Abraços.

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    1. Também não curto flanelinha, mas esses em questão foram gente boas.

      O que eu odeio são aqueles no semáforo forçando a lavagem do vidro do carro e os que cobram para "dar uma olhadinha" no carro.

      Abraços!

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  3. Esta técnica é muito boa, melhor que aquela: "se não deixar lavar seu carro então vou quebrar seu retrovisor", rs

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    1. Pois é, tem flanelinhas e flanelinhas, esses que fazem ameaças veladas geralmente são os que ficam "olhando" os carros em bares e festas. Alguns até tem a audácia de pedir pagamento antecipado...complicado...

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