terça-feira, 24 de julho de 2018

Minha Homenagem ao Viver de Construção

Ontem foi com muita surpresa, choque, incredulidade e tristeza que recebi a notícia do falecimento repentino do nosso colega Viver de Construção, um cara jovem, saudável, cheio de objetivos que teve a vida encerrada de forma abrupta. Sinceramente, no início achei que fosse uma brincadeira de mal gosto, ou que alguém havia invadido a conta do blogger dele, mas quando os mais próximos a ele confirmaram o fato, realmente fiquei muito triste.

Embora eu não o conhecesse pessoalmente, a forma como ele estava sempre escrevendo, fazendo desabafos sobre sua vida profissional, respondendo comentários e comentando nos blogs, e apoiando novos blogueiros, nos fazia tê-lo como um verdadeiro amigo. Inclusive o apoio dele foi muito importante para o crescimento do meu blog: o blog Viver de Construção é a segunda maior fonte de tráfego aqui do blog, perdendo apenas para o Google.

Nossa comunidade de blogs de finanças envolve muita gente, são dezenas de milhares de pessoas que leem esses blogs costumeiramente. Já tivemos alguns grandes expoentes como Viver de Renda e o Pobretão, e sem dúvidas o Viver de Construção está no rol dos grandes ícones da Blogosfera. Independente de concordar ou não, gostar ou não de todas suas postagens eu o via como uma espécie de líder dos blogs de finanças, falar em Viver de Construção era sinônimo de falar da blogosfera de finanças.

O mais triste é que o cara deixou a vida no seu auge, há um mês havia comemorado o atingimento da chamada tranquilidade financeira, quando atingiu renda passiva superior ao seu salário, estava a todo vapor com seu novo site "Informaremos", planejava viagem pra Europa e até falava em ter filhos.

Se sua esposa ou alguém da família um dia ler isso, o que eu queria deixar é uma mensagem de conforto, não sei como era a vida "offline" do VdC, mas em sua vida "online" ele deixou um legado enorme, influenciou positivamente dezenas ou centenas de milhares de pessoas com a sua saga de vida em busca da independência financeira, um cara humilde que alcançou o sucesso financeiro. E o seu legado é não só financeiro, mas também por ser um cara família, uma pessoa do bem.

Para nós que ainda habitamos esse mundo fica a lição que a vida é breve por isso deve ser vivida. Não estou falando de torrar dinheiro em jogos e viagens, lembre-se que a possibilidade de morrer repentinamente é bem menor do que a possibilidade de ficarmos vivos. Dessa forma os objetivos e a consciência financeira não mudam, o que muda é ter a consciência da brevidade da nossa existência como um lembrete para que nós possamos nos arriscar mais, enfrentar nossos medos, chegar mais cedo do trabalho para brincar com os filhos, elogiar quem merece ser elogiado, dizer "eu te amo" para os mais queridos.

VdC, vá com Deus, sua missão na Terra foi curta, mas seu legado é enorme!

Abraços,

Senhor Ministro

contato: mininvestimento@gmail.com

6 comentários:

  1. Nos faz pensar e buscar IF mais rapido ainda!
    https://rootofgood.com/early-retirement-terminal-illness/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Anon,

      De fato, quanto mais cedo alcançarmos e desfrutarmos da IF, maior a probabilidade de aproveitarmos ela por mais tempo e com mais vitalidade.

      Porém isso seria uma análise simplista, pois para atingir mais rápido a IF que desejamos ou teríamos que viver uma vida no "modo zumbi" de frugalidade, algo que eu não defendo, ou teríamos que nos esforçar para aumentar nosso patamar de renda, que ai sim é algo que eu defendo porém sabemos que não é tão fácil.

      A verdade é que não sabemos até quando vamos viver, mas a probabilidade de vivermos por muitos anos é muito maior do que a de vivermos pouco, por isso temos que aproveitar a vida no agora equilibrando com a salvaguarda do nosso futuro.

      Excluir
  2. Vamos sentir a falta do nosso amigo e colega VDC.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Lamentável. Momento de muita reflexão. Essa semana estou fazendo isso. um misto de tristeza, pensamentos e dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a partida prematura de um dos maiores expoentes da corrida pela independência financeira nos faz refletir bastante.

      Excluir