quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Que Brasil Você Quer Para o Futuro?

Que Brasil Você Quer Para o Futuro?
 
Há alguns meses a Rede Globo lançou a campanha "Que Brasil Você Quer Para o Futuro" convidando um bando de imbecis, quer dizer, telespectadores, a enviarem vídeos em que expressam a sua visão de país ideal para o futuro. O problema é que o Brasil que as pessoas querem para o futuro é um país inviável e fadado o fracasso.

Eu não costumo assistir muita TV, mas às vezes assisto alguns trechos de jornais da Globo e vira e mexe vejo alguns desses vídeos dessa campanha. Não posso afirmar estatisticamente pois não assisti tantos vídeos assim, mas o que percebo é que 90% das expectativas externalizadas pelas pessoas para o "Brasil do Futuro" é basicamente sobre um país em que os políticos não roubem e o governo atenda a todas as necessidades do povo (saúde, educação, emprego, renda, moradia, segurança, comida, roupa, lazer, cultura, terra, etc).

O primeiro destaque em relação a isso é que esses dois desejos ("políticos honestos" e "Estado ultra provedor") são antagônicos. Quanto maior a demanda por um Estado provedor, maior esse Estado precisa ser, necessitando de mais recursos, mais pessoas, mais órgão públicos, etc. Por sua vez, quanto maior for a abrangência governamental e o volume de recursos públicos à disposição do governo, maior será o apetite de agente públicos (políticos ou não) e privados para ficar, ilegalmente, com parte desse enorme bolo, seja o bolo do "dinheiro", seja o bolo do "poder".

O outro destaque é essa tara por um Governo que proporcione tudo aos cidadãos: as pessoas, principalmente as mais humildes, esperam que a solução para tudo venha do governo, as crianças e jovens crescem aprendendo que é obrigação do Governo dar uma vida confortável para "seus" cidadãos, filhos da pátria. Um exemplo bem universal disso é a previdência, a esmagadora maioria das pessoas apenas vão trabalhando "normalmente" pois sabem que sua velhice será garantida pelo aposentadoria "do INSS". Ora, pra quê se preocupar em fazer poupança, investimentos, pé de meia ou previdência privada para a aposentadoria se o INSS está ai pra isso?

Essa cultura gera dois grandes problemas (certamente há outros que não me vem à mente agora): primeiro a síndrome da "gratidão". Como as pessoas esperam que o Governo aja como uma mãe, elas estão sempre apresentando demandas. Uma vez que essas demandas são atendidas cria-se o sentimento de gratidão ao político/governante que viabilizou esse atendimento. O político, por sua vez, usa dessa gratidão para se perpetuar no poder, até chegar ao ponto em que essa gratidão é tão grande que o político em questão pode até usar seu mandato em prol de interesses particulares que, mesmo assim, o público ainda vai lhe apoiar.


Que Brasil Você Quer Para o Futuro?
"Rouba mas faz"
Outro problema está relacionado com o comportamento vitimista que é adotado sistematicamente pelas pessoas, que acham que um ser externo (Governo) tem a obrigação/dever de lhe dar uma vida confortável, ao mesmo tempo em que culpam esse mesmo Governo por suas mazelas. Ou seja, a pessoa abre mão do protagonismo da sua vida, da sua individualidade e do seu potencial e deposita todas suas esperanças sobre um ente abstrato que, não raramente, é comandando por pessoas não comprometidas com o interesse público.

Existe toda uma discussão filosófica acerca disso, nesse sentido destaco um trecho interessante que li num blog aleatório pela internet em que é falado sobre Antonio Gramsci e o Marxismo Cultural:



Esse papo filosófico é longo e certamente eu não sou especialista para debater sobre isso, mas acerca dessa natural devoção e expectativa das pessoas em relação ao Estado, penso que poderíamos mudar essa perspectiva fazendo uma leve alteração na pergunta da campanha da Rede Globo: ao invés de perguntar "que Brasil você quer para o futuro?" a pergunta mais adequada seria: "Que Você o Brasil Terá no Futuro?".

Abraços,

Senhor Ministro

19 comentários:

  1. Excelente comentário. Concordo 100% que o Brasil que o povão quer para o futuro é utópico e nunca existirá! Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu AA40!

      Todo mundo quer mudança no país, mas antes de querer mudar os políticos a mudança precisa começar na cabeça das pessoas.

      Abraços!

      Excluir
  2. Bela pergunta hein Ministro! O Inglês que o Brasil terá no futuro será IF e muito provavelmente empresário! haha

    Agora é batalhar para conquistar isso ai.

    Imagina se boa parte da população encarasse dessa forma? Ai sim poderíamos ver perguntas de Como veríamos o Brasil no futuro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Inglês!

      E antes que alguém diga que pensar assim é ser individualista ou egoísta, a verdade é que quando somos bem sucedidos com integridade, invariavelmente acabamos impactando positivamente a vida de outras pessoas, direta ou indiretamente.

      O conjunto de sucessos individuais (com integridade) retroalimenta e impulsiona o sucesso coletivo.

      Abraços!

      Excluir
  3. Precisamos acabar com o voto facultativo.
    Essa história de qualquer analfabeto votar é perniciosa pois eles vão votar nos populistas invariavelmente.
    Era pra votar no mínimo quem tivesse segundo grau completo e dar um peso 1 e curso superior completo peso 2. Aí sim começaria a melhorar.
    Somos reféns de uma maioria totalmente inconsequente, veja o que aconteceu na Venezuela. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Frugal!

      Bom, essa questão é um dos efeitos colaterais da democracia: nas democracias, os pobres são mais poderosos do que os ricos, pois são em maior número. O problema, num ponto extremo, é que a maioria mais pobre poderia degenerar a democracia em uma Demagogia, um governo em nome da caridade, que perverteria a propriedade e degeneraria o conjunto social.

      Eu também penso que seria preciso uma solução para qualificar o voto. Em particular eu defendo proposta semelhante à sua, mas sabemos que é inviável. Penso que se tornarmos o voto facultativo, já daria uma boa qualificada no eleitorado.

      Abraços!

      Excluir
    2. E doutorado peso 3? Pra quem conhece o brasil diria que parece ser uns 3 paises em um so, é claro a diferenca entre as regioes.

      Excluir
    3. Nesse ponto eu discordo de vocês. Muitos formados de ensino superior, mestrado e outros votam no PT!!! Os caras tem estudo e mesmo assim, votam nos caras.

      Acredito mais no voto facultativo, mas que a pessoa escolhe se quer votar ou não, independente de escolaridade.

      Excluir
    4. Inglês, a questão não é nem se a pessoa vota no PT ou quem quer que seja, a questão é se a pessoa vota ou não com consciência do que está fazendo. Tem uma ala petista da minha família, que todos tem ensino superior, são pessoas letradas, mas acreditam piamente que o melhor para o Brasil é PT e Lula. Não concordo, porém respeito.

      O problema é que a maioria esmagadora das pessoas, principalmente os menos letrados, votam sem consciência alguma, votam por nada. Se colocar um fiscal na frente da urna perguntando para as pessoas "me cite 2 motivos pelos quais você escolheu seu candidato", a maioria das pessoas não vai ter o que dizer. Obviamente não é questão de ter ou não graduação, doutorado, etc, mas sim de consciência cidadã.

      Eu tenho um parente que é prefeito de um pequeno município, e vejo de perto o baixo nível que são as eleições municipais. Mas é isso, acredito que com o voto facultativo essa questão melhoraria.

      Abraços!

      Excluir
  4. Brasil sem PT e PSDB já é um bom começo. Fora ladrões canalhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Anon,

      Não há qualquer sentido em ter esses partidos no poder novamente, nem elegendo seus candidatos tampouco fazendo parte da base governista de qualquer outro partido.

      Abraços!

      Excluir
  5. Olá Ministro,

    O socialismo está impregnado nos brasileiros. Eles só querem programas sociais. Um governo "paizão". Trabalhar que é bom. É nada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Cowboy e a teoria do Marxismo Cultural aborda muito isso. Crianças, jovens e adultos são inundados dos ideais comunistas a toda hora nas escolas, universidades, música, cinema, TV.

      Tanto é que quem é de esquerda bate no peito e enche a boca pra falar isso em todo lugar, já quem tem ideias mais de direita geralmente se sente acanhado, pois ser de direita no Brasil é como se fosse um crime, um nazista, alguém que quer o extermínio em massa dos pobres, etc. Isso é uma construção cultural de muitos anos, difícil de mudar da noite pro dia.

      Abraços!

      Excluir
  6. A esquerda dominou as escolas e as universidades. Se tem uma classe que eu não tenho um pingo de dó é a de professores, eles mesmo se colocaram nessa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Anon, a teoria do marxismo cultural fala muito disso, que deixou-se de tentar impor o socialismo a força, por meio de uma revolução, uma vez que os "operários" não estavam necessariamente interessados numa revolução, e passou-se a inserir o socialismo de forma gradual na cabeça das pessoas por meio da educação, cultura, artes, etc.

      Realmente é no meio acadêmico, seja no ensino básico ou superior, a maior parte dos professores tem a ideologia mais de esquerda mesmo, e isso acaba influenciando os alunos.

      Abraços!

      Excluir
  7. Ainda bem que sou mais "acordado".

    Eu faço parte de algumas minorias que a esquerda monopoliza para conseguir chegar ao poder.

    Meu sonho é ver um país onde cada cidadão estivesse preocupado em crescer individualmente, estudando, trabalhando, fazendo poupança, investindo para a própria aposentadoria e em uma boa educação para os filhos, crescimento pessoal e educação financeira.

    Onde os adultos só tivessem filhos quando tivessem maturidade e estabilidade financeira. E não a covardia de colocar um ser no mundo para sofrer com a pobreza e ainda esperar um auxílio irrisório do governo.

    País rico e desenvolvido para mim é aquele em que seus cidadãos se preocupam em serem ricos e desenvolvidos tanto de dinheiro, como de conhecimento, moral e cidadania.

    Não adianta só ser rico, pois os artistas e políticos brasileiros da atualidade são ricos e a maioria não vale nada.

    Os políticos são um reflexo do que o povo brasileiro é.

    Mágico Investidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente colocação Mágico! Não tenho nada a acrescentar ou contestar, você foi muito feliz no seu comentário.

      Infelizmente o cenário que você descreveu ainda passa muito longe da realidade brasileira, mas quem sabe um dia chegamos lá...

      Abraços!

      Excluir
  8. Sensacional, Ministro. Aplaudo de pé.

    Pensamos exatamente igual sobre a relação cidadão/Estado, mesmo sendo servidores públicos. Já expus isso no meu blog:

    https://investidorconcursado.blogspot.com/2018/05/e-contraditorio-um-servidor-publico-ser.html

    Abraço!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de bola Concursado, li seu post e me identifiquei também.

      Eu sou contra esse Estado gigante e provedor que temos hoje (e que as pessoas esperam mais ainda), porém tenho em mente também que a iniciativa privada não é um mar de ética e integridade, e que a "livre concorrência" não será a salvação do mundo, embora melhore em muitos aspectos.

      Abraços!

      Excluir